28/09/2019

NOVENA CONTRA DEPRESSÃO – Nossa Senhora do Sorriso 1º Dia


Nesta novena serão meditados, por dia, um de cada um dos comportamentos ligados à depressão listados abaixo:

Tristeza profunda e crescente
Desânimo (cansaço) físico e espiritual
Angústia profunda
Ansiedade, medo de tudo e, especialmente, do futuro
Pessimismo exagerado
Medo e covardia para enfrentar qualquer coisa (inclusive a si mesmo)
Sentimentos de incapacidade para executar qualquer tarefa
Sentimento de solidão e abandono de todos, até mesmo de Deus
Total falta de sentido para a vida

Sugestões Preliminares:

Fazer a novena em estado de graça, ou seja, confessar-se antes de começa-la: se não for possível a confissão sacramental (com um padre), fazer um exame de consciência antes de começar, pedir perdão a Nosso Senhor pelas faltas e ter o FIRME PROPÓSITO de se confessar na PRIMEIRA oportunidade.
Fazer a novena após a Santa Missa: Se Não for possível participar da missa todos os dias da novena, participar pelo menos no primeiro e último dias da novena.
Comungar na intenção da cura da depressão (própria ou da pessoa que está sofrendo do mal).
No nono (último) dia da novena contra a depressão, colocar na intenção da Santa Missa o pedido de intercessão de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Terezinha do Menino Jesus por TODOS que estão sofrendo de depressão.
É importante que após a comunhão e após as orações propostas na novena, permanecer por uns 15 minutos diante de Sacrário, contemplando Jesus Sacramentado, em oração.

Obs: Se não for possível fazer a novena após a Santa Missa, é de extremo valor fazê-la em uma igreja diante do Sacrário. Se, também não for possível fazê-la em uma igreja, poderá ser feita em casa (ou outro lugar que possibilite a meditação) de forma piedosa, diante de uma imagem de Nossa Senhora do Sorriso (ou outra imagem de Nossa Senhora que tenha devoção) e de Jesus.


Primeiro Dia – Pedindo a Cura da Tristeza Profunda e Crescente

Ó Deus querido, confiando nas palavras proferidas por seu profeta Habacuc que disse: “Encontrarei minha alegria no Deus de minha salvação” (Habacuc 3,18) e também em Jó que, no meio de sua tristeza, ouviu de seu amigo Bildad: “Ele porá de novo o riso em tua boca, e em teus lábios, gritos de alegria” (Jó 8,21), eu lhe peço em nome de Jesus, e por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, que o Senhor me liberte desta tristeza profunda e crescente que me assola, tirando-me toda a alegria de viver.

Por intermédio do profeta Isaías, o Senhor também se manifestou dizendo: “A tristeza e os lamentos fugirão. Sou eu quem vos consola!” (Isaías 51, 11-12), por isso eu lhe imploro que o Seu Santo e poderoso consolo caminhe comigo hoje e sempre, afugentando de minha mente e do meu coração tudo o que possa vir a me entristecer.  Amém!

Orações e Meditações
Pedindo a cura da tristeza profunda e crescente, de todo desânimo e angústia profunda

Ó Deus querido, confiando nas palavras proferidas por seu profeta Habacuc que disse: “Encontrarei minha alegria no Deus de minha salvação” (Habacuc 3,18) e também pelo profeta Isaías, o qual nos garantiu que “aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem cansar, vão para a frente sem se fatigar” (Isaías 40,31), eu lhe peço, em Nome de Jesus, que ouça esta invocação que lhe faço do fundo do meu coração: Ouça-me e, por meio do Seu poder infinito, arranque de dentro de mim estes sentimentos de tristeza, desânimo e angústia que me devoram lentamente, para que eu possa exclamar como o profeta Isaías um dia exclamou: “Eis que meu sofrimento se mudou em conforto” (Isaías 38,17).

Por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, permaneça ao meu lado como o Senhor permaneceu nos momentos de angústia ao lado de Isaías, tranquilizando-o com estas palavras: “Eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: “Nada temas, eu venho em teu auxílio” (Isaías 41,13). Segure, Senhor, a minha mão durante todo este dia e em todos os outros dias de minha vida, não a largue por um só instante, pois eu preciso caminhar de mãos dadas com o Senhor, hoje e sempre. Amém!

Oração final

Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa, que com um claro sorriso vos dignastes consolar e curar vossa filha Santa Teresinha do Menino Jesus da Depressão, olhai com maternal afeto para tantos filhos e filhas que sofrem com Transtornos, Síndromes psiquiátricas e males psicossomáticos. Minha Mãe, que seu belo sorriso não deixe que as dificuldades da vida obscureçam nosso ânimo, pois sabemos que só seu Filho Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos do nosso coração. Que seu olhar nos acaricie e nos convença de que Deus nos ama, nunca nos abandona e a sua ternura renove em nós a autoestima, a confiança nas próprias capacidades, o interesse pelo futuro e o desejo de viver feliz. Uma vez curados, no comprometemos a servir com alegria, disposição e entusiasmo a Jesus, como discípulos missionários, com nosso testemunho de vida renovada. Amém!

Rezar 1 Pai Nosso e 2 Ave-Marias em honra às duas grossas lágrimas de alegria que deslizaram silenciosamente sobre a face de Santa Teresinha do Menino Jesus, quando foi tocada pelo Sorriso de Nossa Senhora.


Download da Novena, clique aqui!

Nenhum comentário: