13/09/2011

Como entender a Inquisição - Parte 2

´´Mata-se muito mais pela ausência de Deus do que quando se usa Ele como justificativa para fazer o mal.``

A HERESIA CÁTARA

Muita gente hoje em dia é analfabeta de fé e de história ao considerar os cátaros como mártires ´´do Cristianismo puro``.Sabemos muito bem que eles eram anarquistas e negavam a divindade de Cristo,a existência do Espírito Santo,e ensinavam que o corpo humano e todas as coisas materiais eram criações do diabo(o deus mal) na teologia cátara que copiava as doutrinas do maniqueismo,dando uma falsa terminologia cristã aos dogmas maniqueus.

São Paulo escreveu que o corpo humano é templo do Espírito Santo. Nos Evangelhos Cristo ressaltava a importância do Matrimônio,disse que o que contamina a alma não é o que é exterior e sim é o que é interior e que vem de dentro do homem,Cristo ressaltou a importância da monogamia(casamento de um homem com uma única mulher).São Paulo dizia em suas cartas que a sabedoria do mundo é loucura para Deus e que o justo viverá unicamente pela fé. Mas todos esses valores evangélicos e cristãos eram negados pelos cátaros,que ironicamente eram chamados ´´puros``.

A heresia surgiu em Languedoc no fim do século XI,na região sul da França. Causavam desordens públicas e incentivavam ataques à paróquias e à propriedades rurais. Como já foi mostrado no primeiro artigo deste estudo,como era uma seita que considerava toda a matéria, incluindo o corpo humano como obra do ´´deus do mal``,incentivavam a Endura (suicídio sagrado) e haviam relatos de estupros de mulheres durante os rituais da seita cátara. Isso se deve pelo fato da seita considerar o corpo humano como algo mal e desprezível e que não merecia o respeito. Isso era praticamente um convite para uma vida de luxúria e de crimes contra propriedades e de violência sexual.

Logo quando o povo francês e cristão se viu ameaçado pela seita,a Igreja tomou seu papel de guardiã da fé cristã e contou com a ajuda do estado para combater os hereges que não só eram hereges,mas criminosos. Inúmeras tentativas de conversão dos cátaros foram feitas. Santo Antônio de Pádua conseguiu converter vários deles,mas muitos cátaros fugiam do debate religioso e continuavam uma vida de heresia e de crimes. A Cruzada Albigense iniciou em 1209 e durou 35 anos. Liderada por Simão de Monfort, também contou com a participação do rei Luis VIII.


O MODO DE AGIR DA INQUISIÇÃO

Diferente do que se pensa,os inquisidores eram pessoas estudiosas formadas em teologia e Direito Canônico. Só poderia ser inquisidor homens com no mínimo 40 anos.

Em uma época de ordálias e duelos,execuções sumárias, a Inquisição era o que havia mais de moderno no campo jurídico,mesmo sem ter poder jurídico,pois para ser valida contava com o aval do Estado. O herege tinha a chance de se defender e escolher um advogado. Se a pessoa que acusasse o réu de heresia sob falsa acusação,a pessoa que acusou o réu falsamente poderia ser presa e condenada no lugar do réu.

Havia também o tempo da graça(criado no Concílio de Béziers em 1246) que dava ao acusado um período de 15 à 30 dias para se retratar ou confessar a culpa,sob punição apenas leves. As torturas foram condenadas por Gregório IX mas ressurgiu com o Papa Inocêncio IV,que colocava inúmeras restrições as torturas,pois só poderiam ser aplicadas uma só vez e que durasse no máximo 30 minutos e só quando a culpa do réu era evidente. Hoje isto é inaceitável,mas naquela época não existia a ciência da criminalística, isso temos que levar em consideração.

Fonte: Para entender a Inquisição (Prof Felipe Aquino.Ed Cleofas)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarismo

Nenhum comentário: