14/09/2011

Como entender a Inquisição - FINAL

Caros irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo; quem acompanhou os últimos dois artigos deste estudo sobre a Inquisição percebeu que é uma injustiça feita contra o Tribunal do Santo Ofício julgá-lo fora do contexto de sua época de atuação.

Nesse último artigo será abordada a questão sobre Joana D` Arc,Giordano Bruno,Galileu Galilei,a caça as bruxas e a morte na fogueira.

O USO DA FOGUEIRA COMO EXECUÇÃO NA IDADE MÉDIA

Muito contrário do que as pessoas pensam,a morte na fogueira já existia na Roma e na Grécia antiga. Foi abolida com a Ascenção do Cristianismo, mas retornou na Idade Média não por ação da Igreja,mas pela ação do rei Roberto,o Piedoso,que mandou queimar 14 cátaros no ano de 1022 na cidade de Orleans(França) e também pela ação de reis como Raimundo VIII e Raimundo V.

Dizia São João Crisóstomo:´´Matar um herege é introduzir na Terra um crime inexpiável``.A tortura era usada uma única vez quando a culpa do réu era eminente,mas ele se recusava a aceitá-la. De forma nenhuma haviam torturas para que os réus confessassem o crime que não cometeu, pois como já escrevi,a Inquisição era o que havia de mais moderno no campo jurídico na Idade Média. Acabaram-se as execuções sumárias e começava o processo de julgamento.

Diferente do que ocorria em um Tribunal Régio, na Inquisição o acusado poderia confessar os crimes que cometeu sem temer a morte,pois a Igreja quando criou a Inquisição não fez isso para matá-los,mas para reconciliá-los. A Igreja protegia réus confessos,diferente do que ocorria com os casos julgados por tribunais civis que tanto fazia se o acusado confessasse a culpa ou não,pois provada a culpa,seria executado de qualquer forma.

É evidente que dentro do Tribunal do Santo Oficio houve inquisidores corruptos e que confundiam o ódio pela heresia com o ódio pelo herege. O Papa João Paulo II pediu perdão ao mundo pelos erros de alguns filhos da Igreja, não só pela questão dos maus inquisidores,mas por causa dos maus religiosos de forma geral. É injusto dizer que a Inquisição era sanguinária só por causa da má fama de alguns que fizeram parte dela. Não é porque há uma maçã podre na caixa que todas as demais são também podres. Generalizar é um erro.

A Igreja não matava ninguém na fogueira. Quem fazia isso era o poder civil. A Igreja ao mesmo tempo que tinha a Inquisição como órgão jurídico,esse órgão só tinha poder com o aval dos reis que permitiam a instalação de tribunais eclesiásticos em seus reinos. A Igreja só podia zelar pela fé e pela evangelização. A punição de hereges que cometeram crimes graves era feita pelo Estado.

O CASO JOANA D` ARC

Joana nasceu em Domrémy, França aos 06/01/1412,filha de camponeses. A santa por volta de seus treze anos começou ouvir a voz de São Miguel Arcanjo e de Santa Margarida e Santa Catarina de Alexandria,que diziam que ela tinha a missão divina de salvar a França do poder inglês,durante a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra.

Teve o apoio do rei Carlos VII e ajudou os franceses a obter importantes vitórias e por fim,a expulsão dos ingleses da França. Joana D` Arc era venerada pelos franceses,mas foi presa pelos ingleses aos 23 de maio de 1430.

O tribunal que julgou Joana não era um tribunal eclesiástico e tampouco o bispo Pierre Cauchon, responsável por sua morte era inquisidor. Foi um julgamento por heresia que não teve o aval da Santa Sé. O bispo Pierre Cauchon era corrupto e aliado dos ingleses e vivia refugiado em Rouen,cidade francesa sob o domínio inglês.
Prova que Joana não foi encarcerada em uma prisão eclesiástica é esse relato dela mesma:

´´Meu Deus, se eu estivesse na prisão da Igreja à qual eu estava submissa eu não teria chegado à uma situação como essa.``(Santa Joana D` Arc lamentando sua condenação à fogueira)

Joana morreu em Rouen aos 30/05/1431.Foi canonizada pela Igreja aos 16/03/1920 por Bento XV e é considerada padroeira da França.

O CASO GALILEU GALILEI

Galileu não foi intimado pela Inquisição por causa da Teoria Heliocêntrica,pois Copérnico era quem a defendia,mas reconhecia que isso era só uma hipótese,mesmo sendo verdade e Copérnico era membro da Igreja. Galileu não foi acusado por defender que a Terra era redonda,pois isso já era uma teoria que surgiu no século III A.C. por Pitágoras.

Galileu foi preso por usar a Bíblia para provar que o mundo girava em torno do sol sem ter bases concretas e por isso,ter partido para a área da Teologia,sendo que ele era cientista e não teólogo.Ele não foi torturado e nem morto,apenas sofreu uma pena de dois anos de prisão domiciliar e sem nenhum maus tratos.

O CASO GIORDANO BRUNO

Ex-sacerdote católico. Nasceu em Nola(Itália),em 1548.Duvidava da existência da Santissima Trindade e da divindade de Cristo e pregava a poligamia. Era inúmeras vezes perseguido não só por católicos,mas por protestantes por sua personalidade difícil. Se referia aos seus adversários como burros,bestas,porcos,cães e lobos.

O julgamento dele durou de 1591 a 1600,ano de sua morte,quando foi entregue ao poder civil. Giordano não era um idealista e sim era um anarquista que por se achar superior atraiu repentino ódio contra ele. O processo de Giordano mostra que se ele fosse julgado por um tribunal civil ele seria condenado à morte bem antes do que foi pela Inquisição.

A CAÇA AS BRUXAS

Fala-se erradamente de milhões de mulheres mortas na fogueira por causa da Inquisição,quando na verdade,muita gente morria condenada por heresia por ter sido julgada não por um tribunal da Inquisição,mas por um tribunal civil e regio (do rei).Na Idade Moderna o número de pessoas mortas condenadas por bruxaria são:

*2 na Irlanda
*7 em Portugal
*1000 na Itália
*4000 na França
*25 000 na Alemanha(país de maioria protestante luterana após o século XVI)
*15 000 na Inglaterra/Escócia ( reinos de maioria anglicana e calvinista)
*1350 na Dinamarca e Noruega(países de maioria luterana)


Cadê os milhões de vítimas? Também é importante destacar que de todas essas pessoas condenadas à morte,somente 20 % delas foram julgadas pela Inquisição antes de serem entregues ao poder civil,o que equivalia à morte na fogueira,pois o medo que o herege tinha não era o de ser julgado pela Inquisição,mas o de ser entregue ao poder civil.


CONCLUSÃO

É preciso analisar a História,pois muitos erros que são cometidos hoje seriam evitados se as pessoas olhassem ao passado. Fala-se tanto da Inquisição,mas pouco se fala das revoluções francesa,mexicana,da guerra civil espanhola onde milhares de padres,religiosos e leigos foram mortos pelos comunistas.

Não podemos comparar a Inquisição da Igreja com a da Espanha e Portugal que eram inquisições regias e não da Igreja. Eram tribunais que tinham um certo traço eclesiástico,mas os reis,sob a ameaça de cisma se o Papa interferisse,eram quem governava os tribunais do Santo Oficio em Portugal e na Espanha. A Inquisição não se ocupava com pessoas de outras religiões,somente se ocupava em aplicar a disciplina religiosa para pessoas de dentro da própria Igreja.

Pouco se fala do comunismo em Cuba, da Coréia do Norte,do Camboja, Mianmar,Vietnã, Índia, Arábia Saudita entre outros países do mundo muçulmano,hindu e do antigo bloco socialista,onde crer em Jesus Cristo é quase um atestado de óbito. Como já escrevi,mata-se mais pela ausência de Deus do que quando se usa Ele como justificativa para cometer crimes. Para terminar com esse artigo desejo à todos a paz de Cristo e o amor de Maria Sempre Virgem!

Fontes:

Para Entender a Inquisição(Profº Felipe Aquino,Ed Cleofas)

Joana D` Arc,a Mulher Forte(Régine Pernoud, historiadora francesa)

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/01/23/os-martires-de-guerra-civil-espanhola/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_Espanhola

http://www.sinaisdostempos.org/perguntas/inquisicao.htm

http://catolicismosemsegredo.spaceblog.com.br

Nenhum comentário: