12/09/2011

Como entender a Inquisição - Parte 1

Vou começar a série sobre a Inquisição com textos e fontes EXTREMAMENTE CONFIÁVEIS para que as pessoas possam ter mais conhecimento ao invés das histórias e contos cheios de mentiras e intrigas e perseguições que a Igreja Católica sofre até hoje. Vale a pena conferir e tirar as suas dúvidas.

INTRODUÇÃO

Caros irmãos e irmãs em Jesus Cristo; será narrada em uma sequência de três artigos a história do Tribunal do Santo Ofício ou mais conhecido por Inquisição. Muitas vezes ela é julgada pela sociedade de forma injusta e fora do contexto da época que ela foi criada. Ela (a Inquisição) se transformou em propaganda contínua para os inimigos da Igreja Católica e de Jesus Cristo que tentam denigrir a Igreja e o Cristianismo com os erros de algumas pessoas da Igreja que ´´pecaram`` como foi dito pelo saudoso Papa João Paulo II em seu pedido de desculpas pelos erros dos filhos da Igreja.

Após a Idade Média com os ditos filósofos ´´iluministas``que propagaram o ateísmo e julgaram que jogaram ´´luz sobre as trevas da sociedade cristã`` ,ela se tornou de heroína do povo e dos bons valores para a vilã e o marco de falta de progresso da sociedade cristã medieval. Essa propaganda anti católica sobre a Inquisição se deu com os filósofos ´´iluministas`` tendo Voltaire à frente.

Devemos ter em mente irmãos como era a sociedade medieval e como era o homem medieval.

Dizia São Tomás de Aquino,contemporâneo da época da Inquisição,que o crime mais grave do que falsificar a moeda é falsificar a fé,pois quem falsifica a moeda só traz danos ao bolso,mas quem falsifica a fé traz danos que podem ser irreversíveis à alma.

A Inquisição foi criada em uma época onde ´´a salvação do corpo valia mais que a salvação da alma`` como ressalta o escritor medieval Gil Vicente em sua obra ´´O Auto da Barca do Inferno``.Lendo este clássico da literatura portuguesa entenderemos um pouco a sociedade medieval,no que se trata aos judeus,mouros (árabes),cruzadas e o infeliz concubinato que havia entre os padres e que manchava a honra da instituição da Igreja Católica,concubinato esse que foi definitivamente condenado pela Igreja no Concílio de Trento.

Em uma sociedade que estava se recuperando da queda do Império Romano do Ocidente (476 D.C.) e que estava sendo reconstruída pela Igreja Católica,pelo trabalho educacional dos monges beneditinos e pela caridade dos monges franciscanos,que muitas vezes eram a única assistência caritativa que o povo medieval tinha,este mesmo povo aprendeu a defender essa Santa Igreja-e por ventura a única- com unhas e dentes pois o homem medieval foi civilizado pela Igreja,trazido do mundo bárbaro ao Cristianismo pela cruz que dobrou a espada.O homem medieval era grato à Igreja e aprendeu a amá-la,por isso nesta epoca o herege era muito mais que alguém que discordava da Igreja,era uma ameaça à sociedade que estava ressurgindo na sombra da Igreja de Cristo,e que poderia colocar todo o trabalho de reconstrução da Europa pela Igreja Católica à perder. Por isso os hereges eram tratados como criminosos não só por lesa-majestade,mas por lesa-majestade divina.

Tudo começou com a ameaça cátara que semeava anarquia e era uma seita violenta e também com outras seitas como os Hussitas,os Irmãos do Livre Espírito,os Valdendes de Pedro Valdo entre outros que negavam o sacramento do matrimônio que a Igreja batalhou para colocar no coração dos povos europeus,antes bárbaros e agora cristãos. Nesses artigos veremos a questão cátara,o caso Joana D` Arc,Giordano Bruno,Galileu Galilei,o Index,as Inquisições espanhola e portuguesas. Que Deus os bendiga !

O SURGIMENTO DA INQUISIÇÃO

A Inquisição surgiu no ano de 1184 pelo Concílio de Verona através do Papa Lucio III.Foi criada para julgar os casos de heresia que surgiam dentro da Igreja,que muitas vezes se dava por padres como João Huss que do nada viravam hereges e atacavam violentamente a Igreja e semeavam rivalidades e traziam desordem pública.

Seu primeiro local de atuação foi Languedoc (França) para combater a heresia cátara que como já foi abordado,era anarquista,anti católica e incentivava a Endura(suicídio sagrado) e ataques à propriedades rurais e da Igreja. Há relatos que mulheres eram abusadas sexualmente durante os rituais da ´´igreja cátara``.

Fontes: Para entender a Inquisição(Prof º Felipe Aquino.Ed Cléofas)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o

http://www.cafetorah.com/artigos-sobre-a-inquisicao

Nenhum comentário: