26/02/2013

Sem o Espírito Santo, não dá!


Emanuel Stênio
Foto: Maria Andréia/CN

O livro do profeta Zacarias, mais precisamente no capítulo 4, vers. 6, tem uma mensagem muito importante para nós:

“Não pelo poder, nem pela violência, mas sim pelo meu Espírito”

Nós temos a mania de querer resolver as coisas na nossa vida à base da força, da violência, da imposição, do autoritarismo. Esta palavra cai bem para nós porque aprendemos que nas situações do nosso dia-a-dia precisamos da força de Deus.

O melhor pregador pode subir aqui neste palco e fazer a melhor das pregações, mas se o Espírito Santo não convencer o seu coração, de nada vale. Não adianta você vir aqui e não abrir o seu coração a Deus, ou seja, nada vai acontecer com você. Você pode aplaudir, chorar em alguns momentos, mas a graça só acontecerá se houver esta abertura ao batismo no Espírito.

Nós sabemos que a história dos Rebanhões – início dos retiros de carnavais – existe até hoje porque era uma experiência de transformação pelo batismo no Espírito. Não sei se além da Canção Nova você também vai em algum outro lugar, mas nada vai adiantar se não houver uma abertura a esta presença divina na sua vida.

Nós temos a mania de querer concertar as coisas pela força. Seja um casamento, retirar um jovem das drogas, etc; mas nada destas realidade serão transformadas se o Espírito Santo não estiver ali.

Com um tempo de caminhada no Senhor, eu fui aprendendo que o mal do mundo não está na droga, na violência, na bebida. Tudo isso é uma consequência, pois a raiz de tudo é a falta de amor. Eu quero dizer pra você que é pai e mãe: um carinho, um afago, um olhar de amor pode tirar o seu filho das drogas, porque no fundo as pessoas procuram nestas realidades o amor.

"Não pela nossas forças, mas pelo poder de Deus"
Foto: Maria Andréia/CN

A primeira coisa que o Espírito Santo quer fazer em nos é sentir o amor de Nosso Senhor. Se termos esta consciência, do amor de Deus em nós, mesmo se tiver acontecido situações difíceis na sua vida, a palavra de Deus nos garante: nada vai poder te separar do amor de Deus. Você não vai precisar buscar em canto nenhum o que só o Espírito Santo pode dar. Menina, jovem, queira se sentir amada (o) por Jesus, este amor que derramou todo o sangue por você numa cruz para mostrar que você tem valor.

Se nós não sentirmos este amor de Deus aqui, provavelmente as pregações entrarão por um ouvido e sairão pelo outro.

Você já viveu alguma situação da qual disse: 'Nossa, não tem jeito, só Deus mesmo'. Tanta gente dizendo isso com relação ao seu casamento, ao filho que está perdido, uma enfermidade que você ou alguém está vivendo. Quantas pessoas eu atendo e tenho a oportunidade de aconselhar, e são situações muito difíceis que a única palavra que temos para dizer no final é: 'amigo, só Deus'.

Um das dificuldades que temos - e que só Deus para entrar na causa - é a questão do perdão. O perdão deixa as pessoas doentes, levam as pessoas ao vícios, ao ressentimento. Quantas pessoas estão pulando Carnaval por aí para esquecer das mágoas que sofre. Só Deus, só pela força do alto podemos ser livre.

Hoje, quero te convidar para que você se abra a esta força de deus, deixar que o Espírito Santo faça de você uma morada dele. Sem o Espírito Santo não dá meu irmão, você vai continuar patinando, com um pé nas coisas do mundo e na Igreja. Deus quer que você saia daqui livre!
Transcrição e adaptação: Daniel Machado 

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário: