24/04/2012

Tudo posso, mas nem tudo me convém

Gisela Savioli
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. É interessante vermos como nosso corpo se conserta de maneira extraordinária. Quem estuda a ciência do metabolismo e não acredita em Deus é tolo, porque não acreditar n'Ele é não render graças à perfeição do corpo humano.

Cada vez que você respira, é Deus lhe dizendo: “Eu amo você”, porque é muita coisa para dar errado, mas acaba dando certo.

Nós não nascemos sabendo e, muitas vezes, somos filhos de uma geração errada. Deus nos fez únicos, e, por isso, o que é bom para mim, pode ser veneno para o outro. Você precisa a aprender a conhecer a sua individualidade bioquímica.

Somos nós mulheres que determinamos o que a nossa família vai comer. Quem faz as compras? Quem vai ao supermercado? Quem determina a alimentação do marido e dos filhos? Você mulher, enquanto gestante, já está definindo a saúde do seu filho por meio da alimentação.

Hoje, vemos que, infelizmente, a obesidade é uma realidade e, cada vez mais, é difícil emagrecer, porque, depois dos 30 anos, nosso corpo fica mais lento. Outro fator que vivemos na sociedade atual, na qual tudo é automático, é o sedentarismo, porque nós já não temos mais o hábito de andar.

Ultimamente, tem sido protocolo de pediatra pedir exame de colesterol para saber se a criança já não tem, aos 8 e 9 anos, problemas com obesidade.

No meu livro “Tudo posso, mas nem tudo me convém”, explico as razões da obesidade e como livrar-se dela.

Deus colocou, no Gêneses, as razões para seguirmos uma alimentação adequada. O Senhor disse: "Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito” (Gêneses 1,11).

É com a ajuda das frutas, verduras e legumes que vamos conseguir antioxidantes para ajudar o nosso corpo. Nosso organismo sempre vai nos pedir aquilo que Deus fez para nós. Basta olhar como Ele fez as coisas.

"Somos nós mulheres que determinamos o que a nossa família vai comer."
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

As frutas precisam ser comidas, mastigadas. Se o correto fosse consumir as frutas por meio de sucos, Deus já nos mandaria elas líquidas, nas árvores, como fez com o coco. A mastigação é muito importante, porque, na saliva, temos um promotor de crescimento das nossas bactérias do intestino. Enquanto mastigamos, nossa língua manda informações para outros órgãos, para que estes se preparem para receber o alimento.

Temos toda uma sintonia no nosso organismo. Então, para nós é melhor que mastiguemos as frutas. Se você toma o suco da fruta ao invés de comê-la, você quebra as fibras e não manda as substâncias necessárias para seu intestino.

Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus." (Gêneses 1,20). É churrasco? Não é peixe, é ave. Deveríamos comer mais aves e peixes, porque eles são fontes de proteínas. Os estudo científicos também nos mostram que podemos comer ovos. Até dois ovos por dia não fazem mal à saúde; além dele ser importante para a saúde da gestante e do bebê.

Arroz e feijão são saudáveis, é a comida do brasileiro e não engordam. E Deus não é monótono. Você pode variar o arroz, dar preferência para o arroz integral. E quanto ao feijão? Quantos tipos diferentes de feijão Deus nos deu! Por que comemos o mesmo todos os dias? Opte pelo feijão preto, feijão-de-corda, feijão fradinho... Há também a ervilha, o grão-de-bico, a lentilha.

Precisamos de nutrientes, porque é ele quem vai dar gás para nosso figado trabalhar e eliminar as toxinas.

"Nós temos, por meio da comida, que colocar saúde em nosso organismo."
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Você já guardou molho de tomate num pote? Já observou o que acontece? Cria-se uma camada de gordura no plástico que você não consegue mais tirar. Quando o molho entra em contato com o plástico, ele troca com este gorduras. O plástico passa a sua gordura tóxica para o molho e o molho passa sua gordura para o pote.

Uma pesquisa mostra que, conforme foram mudando as embalagens, mais foi aumentando o gráfico de obesidade. Antigamente, no tempo da nossa avó, não existia plástico. Tudo era colocado em vidros. Hoje, se a avó de vocês fosse visitar a sua dispensa, o que ela diria sobre os alimentos? “Esse eu não conheço”. Há muitos alimentos industrializados, ninguém quer saber mais de cozinhar, de preparar a comida. Esses hábitos precisam ser retomados. Comece tirando da sua rotina alimentos industrializados. Coma comida de verdade.

Comece olhando a composição dos alimentos quando for ao supermercado. Veja se há algum nome de comida que você conhece lá. Se não tiver, devolva para a prateleira, porque é tudo produto químico industrializado e o corpo sofre para eliminá-lo.

Se fizermos uma reflexão bíblica sobre o alimento, vamos nos perguntar: “Por onde o pecado entrou?” Pela comida, pela boca. Esse já é um sinal de como é difícil dizermos 'não' para alguma coisa. Não que a maçã seja ruim, pelo contrário, ela é ótima para nosso corpo. Na verdade, a maçã de Adão e Eva é uma fruta apenas simbólica.

“Tudo posso, mas nem tudo me convém” é um livro que mostra, já na capa, a mão de uma mulher levando a comida para o homem, porque somos nós que colocamos a comida na mesa para nossa família.

Quando comemos bem, não ficamos com a mente agitada. Nós precisamos estar com o organismo bom para ouvirmos o que o Senhor nos diz, porque se tudo em nós não estiver em ordem, como vamos captar a voz de Deus e ouvir o que Ele tem a nos dizer?

“Nunca sejas guloso em banquete algum; não te lances sobre tudo o que se serve, pois o excesso no alimento é causa de doença, e a intemperança leva à cólica. Muitos morreram por causa de sua intemperança, o homem sóbrio, porém, prolonga sua vida” (Eclesiástico 37, 32-34).

Nós temos, por meio da comida, que colocar saúde em nosso organismo, pelo menos, três vezes ao dia.

Meu livro fala de diversos alimentos que são pró-inflamatórios. Eu convidei um ex-paciente meu para escrever o livro de receitas “Escolhas e impactos – gastronomia funcional”. Além das receitas, o chef conta que, quando foi tirar alguns alimentos da sua vida, foi uma dificuldade para ele.

Um exemplo de alimentação saudável, um maná do século XXI é a banana verde. Ela é fantástica, uma biomassa que você pode incluir no suco, porque dá textura, aumenta o volume e é alimento das suas bactérias intestinais. A banana verde segura a glicemia e é tudo de bom para quem tem colesterol.

Muitas pessoas melhoram sua saúde quando voltam a comer comida e a fazer atividade física. Temos de voltar ao tempo da vovó, a comer as coisas da terra. Não podemos passar mais de três horas sem comer, porque isso quebra a nossa musculatura.

Deus colocou, em Suas Palavras, várias citações para que você possa ser uma ferramenta útil para Ele. Vamos pensar com carinho e colocar, no nosso dia a dia, comida de verdade. Lembre-se: “tudo posso, mas nem tudo me convém”.

Gisela Savioli
Nutricionista e apresentadora do programa "Mais Saúde",
da TV Canção Nova.

Nenhum comentário: