09/11/2009

Seguir Jesus não é negar a Cruz.



A Igreja permanece fiel à “interpretação de todas as Escrituras” dada por Jesus mesmo antes e também depois de sua Páscoa. “Não era preciso que Cristo sofresse tudo isso e entrasse em sua glória?” (Lc 24,26). Os sofrimentos de Jesus tomaram sua forma histórica concreta pelo fato de ele ter sido “rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas” (Mc 8,31), que o “entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado” (Mt 20,19). (CIC§572)

Sabe, eu não sei você, mas é bom começar a semana lendo algo assim. Me conforta saber que faço parte de uma Igreja que permanece fiel aos ensinamentos de Cristo e a interpretação das Sagradas Escrituras desde que foi criada (ou seja, a mais de 2.000 anos). A Igreja Católica Apostólica Romana é fidelíssima aos ensinamentos de Jesus Cristo e procura interpretar tudo de forma correta e consciente, bem como ensinar aos fiéis aquilo que é a verdade. Quem ensina ou prega a palavra, quando busca os ensinamentos da Igreja para ensinar o povo está em plena comunhão com a mesma.

Mas confesso a você que ando preocupado com algumas coisas que ando vendo por parte de alguns membros da nossa Igreja. O Diácono Nelsinho Correa fala que infelizmente a Igreja tem sido invadida por uns “tiques protestantes”. E ando vendo exatamente isso, sobretudo no que diz respeito a isso que falamos acima. Dentre os muitos “tiques protestantes” que vejo, tenho percebido que muitos pregadores (desculpe-me a ousadia) e até sacerdotes, tem buscado ensinar ao povo coisas da sua própria cabeça. Criar uma “nova teologia” que foge e até nega a cruz.

Meus irmãos, aceitem um conselho de alguém que busca seguir a Cristo a mais de 20 anos: Seja prudente ao ouvir pessoas que buscam tirar “ensinamentos” da sua cabecinha humana e frágil. Corra de quem nega ou minimiza a Cruz. Sempre que sentir a dúvida no que ouviu, vá ao Catecismo da Igreja, procure, leia… Vá aos ensinamentos dos santos, estude, reflita… Procure alguém que você conhece e sabe que tem uma caminhada sólida de fé para perguntar suas dúvidas. A Igreja Católica tem 2.000 anos estudando e buscando a real interpretação das escrituras. Muitas pessoas estudam anos, debatem, fazem concílios, chegam a conclusões claras e de repente uma criatura que vem do nada chega para desfazer tudo… Que absurdo!

É um engano do demônio, quando dizem que a Igreja precisa se atualizar! Vou repetir: É um engano do demônio, quando dizem que a Igreja precisa se atualizar! A Igreja é sempre atual. A Igreja é sempre fiel aos ensinamentos de Jesus e ao plano de Salvação que Deus preparou para a humanidade.

E porque estou dizendo tudo isso? Porque entramos numa fase aqui no Blog onde vamos estudar o caminho de Jesus rumo a Cruz, que deveria ser o nosso caminho também. Somos chamados a viver o que Jesus viveu. Somos chamados a trilhar o caminho da cruz. Não podemos fugir disso. Não podemos ignorar a nossa verdade.

Não existe ressurreição sem cruz. Não existe vitória sem luta.

Por isso fique atento!

Nenhum comentário: