“Prática piedosa dos que se afastam das solicitações da vida quotidiana a fim de consagrar algum tempo à meditação, à oração, à reflexão e à conversão de vida”.
Essa é a definição do Aurélio, mas a decisão de fazer um retiro em primeiro lugar deve ser interior, deve ser sua. Retirar-se um pouco sem precisar sair muito do seu cotidiano, mesmo em casa ou reservando um pequeno tempo de parada ou distribuindo ele durante o meu dia, manhã, tarde ou noite, eu posso fazer um retiro. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma, quantas coisas poderiam ser evitadas, ou melhor, resolvidas e vividas se eu tivesse esse pequeno e valioso habito.
Nós estamos iniciando o mês da Bíblia, fonte de formação e vida para todo cristão, dizia são Jerônimo: “Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar a cristo”. Desconhecer a Palavra de Deus é desconhecer seu amor e seu Filho Jesus Cristo, que é o Verbo feito carne para nos salvar. A Palavra de Deus será nossa condutora neste retiro, vamos meditar e rezar com a Palavra de Deus, é simples, vai ser muito bom! Jesus vai nos abraçar através do estudo e reflexão da Palavra. Darei alguns passos muito fazeis para nos ajudar a viver bem este retiro:
1- Momento de interiorização: invocando o Espírito Santo, tendo-o como auxilio para entrar no próprio intimo, silenciar, colocar-se na presença de Deus;
2- Salmo 27 “Espera no senhor, sê forte, firme-se teu coração e espera no Senhor”.
3- Faça o possível para escolher um ambiente e horário mais adequado, talvez não seja possível um período inteiro, faça uma hora ou o tempo que você conseguir.
4- Leitura: ler e reler o Texto, tentar entrar no contexto e na espiritualidade.
Meditação: reflexão profunda, interiorizar, misturar-se com o texto, descansar sobre a Palavra, sem pressa colocando-se dentro do texto.
Oração: responder a Deus, rezar com a Palavra, pedir ajuda agradecer, suplicar… De acordo com a direção que o Espírito Santo lhe der.
Contemplação: conhecer Deus com a experiência do coração; Quem é Deus e como sou eu. Deixar Deus falar ao coração, escutar, acolher as moções do Espírito Santo e direções que Ele der para sua vida.
O Texto da Palavra que nós vamos trabalhar é Lucas 4,14-22, relata quando Jesus vai à sinagoga e tem contato com a Palavra, que naquela época foi lida no livro de Isaias 61,1-3, Ele se auto-revela ungido do Senhor, O libertador do povo. Siga os passos que estão à cima e saboreie da unção que todo batizado tem e termine fazendo o seguinte questionamento.
5- Em que esta leitura ilumina minha vida? Como posso colocá-la em prática?
Conclua rezando novamente o Salmo 27 e agradeça a Deus pelo poder de Sua Palavra em sua vida, pois a Palavra de Deus tem poder de destruir toda força contraria a Vontade de Deus na nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário