31/10/2016

Saudade: expressão de amor

A saudade é uma expressão concreta de amor


““Só se tem saudade do que é bom. Se chorei de saudade não foi por fraqueza, foi porque eu amei”.” (Nelsinho Corrêa) Você já sentiu saudade? Se sua resposta for sim, aproveite, porque você tem uma grande oportunidade de descobrir um momento único na sua vida.


Saudade expressão de amor - 1600x1200
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com


A saudade é a expressão concreta do amor. Por isso, é um fenômeno humano, pois somente o ser humano é capaz de amar. A saudade é um sentimento que nos faz experimentar que somos capazes de dar algo ao mundo, e que além de dar podemos receber. Ela nos possibilita colher do encontro um valor.


Quem não quer ter saudade é só não se envolver com as pessoas, não amar, não ter amizade, não viver. Isso, no entanto, seria impossível, pois nos tornaríamos eternamente infelizes. Uma vez que somos seres sociais, não é possível sermos pessoas sozinhas no mundo, portanto, quase sempre sentiremos saudade, pois estamos vivos.


Na Canção Nova, a saudade é um sentimento constante dentro de nós. Vivemos longe da família, dos amigos, dos lugares, da nossa terra, do nosso povo… Isso faz, todos os dias, com que nos sintamos diante de tantas ausências.


Leia mais:

:: Pare e pense: o que o impede de amar?
:: 10 formas de amar minha namorada sem sexo
:: Nossa primeira vocação é amar


Ao contrário do que muita gente poderia pensar, não saímos de nossa “casa nem deixamos nossos pais por falta de amor. No entanto, muitos de nós saem de casa chorando, muitos chegam na Comunidade chorando, depois de uma longa viagem; por vezes, passam ainda um bom tempo chorando. A saudade tem demonstrado o quanto fomos amados por nossos familiares, sobretudo, o quanto os amamos. É justamente quando a saudade “dói” na alma que percebemos o tamanho e a profundidade do amor experienciado.

 

O sentido da saudade


Na Canção Nova, podemos perceber o sentido da saudade. Ela pode nos fazer valorizar nossa vocação, pois, ao ingressarmos em nossa vida missionária, deixamos muito para trás, uma vez que o muito que deixamos é o nosso tudo. Ela pode também nos lançar cada vez mais para a nossa missão, responsabilizando-nos a cada dia por ela.

Diante disso, podemos compreender que existem dois caminhos quando experimentamos este tipo de expressão do amor, a saudade:

1. Podemos parar e cultivar apenas o sofrimento;
 
2. Ou podemos seguir em frente, olhando para a beleza que a saudade faz em nós, descobrindo que somos amados que também somos capazes de amar, percebendo assim que o amor é o melhor de nós.


Você também precisa viver bem a saudade, não sentir pena de si mesmo. Você pode chorar, o seu coração pode doer, sentir até que não vai dar conta de suportar, mas, acima de tudo, você pode também perceber que a vida tem algo importante para você realizar e pessoas esperando para você amar. Por isso, não pare na dor, vá além dela. Descubra o que a saudade tem feito em você e o quão melhor você pode ser e realizar.


Se não der conta de descobrir muitas coisas, esperamos que, ao ler este artigo, possa perceber que a saudade construiu algo em você e o fez uma pessoa um pouco melhor hoje. Já valeu a pena viver!



Autor: João Carlos Medeiros
Comunidade Canção Nova



Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário: