03/10/2016

A revolta do jovem e o coração dos pais

O tentador tem suscitado a revolta no coração dos filhos


Se você tem a graça de ter o seu filho em um estado de graça, olhe ao seu redor e observe os seus sobrinhos, vizinhos e outros jovens, e veja como a tentação tem suscitado uma rebelião na vida dos jovens, para que sejam revoltados contra seus pais, que lutam e se desgastam para dar-lhes estudo, condições, herança e tudo o mais para os seus filhos, e mesmo assim, quantos e quantos filhos nossos morrem espiritualmente em uma vida prostituída: nas drogas, bebidas, em uma vida adversa à que os seus pais sonharam.

Quantos pais e quantas mães choram hoje por causa da perda dos seus filhos?

Na morte da filha de Jairo, ele cai em prostração, porque ele lutou para salvar sua filha, que morreu. Mas aproxima-se Jesus e lhe diz: “Não temas, crê somente”. (Mc 5:36b). Imagine o que passou no coração de Jairo, daquele pai que tem a evidência da morte de sua filha diante dos seus olhos, mas que as palavras de Jesus ficam ressoando: “Não temas, crê somente”.





800x300-ImagemDestacada

Monsenhor Jonas Abib – Créditos: Arquivo/CN



É isso que Jesus vem dizer a nós, pais, diante da situação de nossos filhos que se perdem e morrem. Você conhece todo o alcance dessa palavra: “Crê somente!”
Precisamos acreditar! Por causa dos nossos enganos, talvez erramos na educação dos nossos filhos, mas Jesus se aproxima e nos diz: “Crê somente”. Digo isso aos pais que sofrem por causa dos seus filhos por diversas situações. Talvez seu filho não tenha se perdido totalmente, mas está no caminho do erro, da frieza, indiferença… É para você que Jesus diz: “Não temas!”


Mas em quem você tem que acreditar? No Senhor! Como Jesus ressuscitou a filha de Jairo e também Lázaro, acredite na ressurreição do seu filho.
A sua confiança precisa estar no Senhor: “Talita cumi!”, que quer dizer: “Menina, ordeno-te, levanta-te!” (Mc 5: 41)
Jesus está disposto a ressuscitar os nossos filhos. Mas o que nós, pais, podemos fazer? Talvez nós, pais, é que precisamos nos voltar para o Senhor.


Partir para a ignorância com nossos filhos, brigar e discutir não vai resolver. Nós, pais, é que precisamos nos converter e voltarmos para o Senhor verdadeiramente, para que nós, convertidos e voltados para o Senhor, criemos o ambiente da nossa fé e espiritualidade, da nossa vida nova, para que o Senhor tenha o ambiente apropriado para ressuscitar os nossos filhos. Dê um passo mais na sua fé, em sua conversão, rumo a santidade.


Isso tem tudo a ver com Dom Bosco que lutou para ressuscitar os jovens; e preciso assumir que a Canção Nova é uma vertente de Dom Bosco.
Deus confia essa graça – de evangelizar também aos jovens – à Canção Nova, que existe para ajudar e ser instrumento de ressurreição para seus filhos. A Canção Nova tem sido a voz do Senhor que traz a vida nova para os seus filhos e ajudado você a não cair na revolta. Não fique parado nas conseqüências da decepção.


Mesmo na ingratidão que seus filhos estão vivendo, mesmo na revolta, ame-os. Quando nossos filhos têm atitudes de ingratidão na adolescência ou na juventude, pode nascer no coração dos pais um sentimento de ressentimento, de mágoa, e isso pode matar o amor para com os filhos, de modo que não conseguem mais ter palavras e gestos cheios de amor. Ame em gestos e palavras. Dom Bosco dizia: “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados”.

Creia que ou a gente salva os nossos filhos com amor ou nunca seremos instrumentos de ressurreição para eles.
Como Dom Bosco, a Canção Nova está aí para ajudar a provocar a união entre pais e filhos num único coração, junto ao coração de Jesus.





Autor: Monsenhor Jonas Abib
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário: