17/09/2016

Como distinguir a voz de Deus?

Com um mundo tão barulhento como distinguir a voz de Deus? Os homens de Deus treinam seus ouvidos para distinguir, entre tantas vozes, a mais importante.


Como distinguir a voz de Deus


“Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galiléia.”

Como distinguir a voz de Deus nos dias de hoje?

Quem já tentou se comunicar em feiras livres, também já experimentou a dificuldade que esse ambiente traz para uma comunicação eficaz. Em meio as ofertas gritadas pelos feirantes, as outras pessoas presentes e conversando, o barulho que o próprio ambiente produz e os próprios pensamentos, é difícil estabelecer uma comunicação satisfatória sem que isso custe grande esforço.

Pois, é coisa semelhante o que acontece conosco quando queremos distinguir a voz de Deus hoje em dia. Há tanto barulho interior e exterior que nem sequer nos ouvimos! Isso mesmo. Quantas vezes ao dia você conseguiu se ouvir? E estou falando da sua voz, nem é do seu coração, porque este, infelizmente a maioria de nós jamais ouviu como deveria.

Agora, imagine ouvir a Deus?

Não é sem razão que as pessoas tem extrema dificuldade de acreditar em Jesus Cristo. Porque para se impressionar com ele basta presenciar ou acreditar que ele realizou algum prodígio, mas para ouvi-lo no coração, o caminho é mais longo e difícil, e, é justamente essa atitude que gera a fé verdadeira e consequente conversão.

Muitas pessoas que se convertem através de uma situação de dor, tentem a permanecer na fé de maneira mais fervorosa justamente porque nesse momento de dor é que elas pararam para ouvir seu coração, avaliaram a própria vida e se abriram ao salvador que lhes falou ao coração. A fé em Jesus os salvou.

Mas há aqueles que, sem precisar chegar a este ponto já acostumaram-se a ouvir o próprio coração e também o coração de Deus. José, que era justo, tinha um ouvido treinado nas coisas de Deus e, quando ouviu a voz do céu pela primeira vez, não teve dúvidas: é Deus falando comigo! E obedeceu.

Neste trecho percebemos que José continuou atento ao céu, atento a voz de Deus, e teve sua vida guiada por ela.

Podemos treinar nossos ouvidos para distinguir a voz de Deus através da escuta da Igreja (Cf Jo 10, 7-10.26-27) e da leitura das sagradas escrituras. Elas são pilares que nos dão a segurança necessária para discernir, dentre tantas vozes, quando é Deus nos falando.

Leia o trecho em Mt 2, 19-23
Na Bíblia cnbb página 1203

Título: Volta do Egito para Nazaré
Promessas - Mt 2, 23b

“Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”.

Ordens - Mt 2, 20

“e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino.”



Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Os homens de Deus são como as ovelhas, treinados na voz do seu pastor.
Como posso pôr isso em prática?

Ouvir os profetas da Igreja que pregam hoje. Dedicar-me a escuta da palavra de Deus pelo diário espiritual e leituras espirituais.




Fonte: Diário Espiritual

Nenhum comentário: