01/08/2016

A ignorância, intolerância e hipocrisia da igreja evangélica e de muitos evangélicos.





O título deste texto pode ser agressivo, com intolerância religiosa ou incentivo ao ódio ou uma "guerra santa",mas o denodo colocado mostra que a agressividade desenfreada somada a ignorância de um (a) evangélico (a) é muito pior. Não colocarei exemplos de outros, mas sim, os que aconteceram e são corriqueiros comigo quando deparo com os chamados “irmãos”.

E NÃO SOU NENHUM POUCO A FAVOR DO ECUMENISMO.

    Impressionante o olhar de condenação de um evangélico ao ter ver comprando uma cerveja em um mercado e dizer que “gosta de uma cervejinha”, para eles, você é um alcoólatra, perdido e “utilizado pelo inimigo” e que precisa urgentemente ir para o “culto da igreja deles escutar a palavra”. 
   
    Você gentilmente explica que não é um hábito mas que em um momento de puro lazer, assistindo um futebol na TV e comendo um salgadinho ou um amendoim acompanhado ás vezes de algum amigo se divertindo, o típico momento que você não pensa em trabalho, estudo, problemas e apenas quer rir e se distrair um pouco após um dia desgastante de trabalho – algum crime nisto?
   
    Detalhe, sou a pessoa que toma duas ou três garrafinhas de cerveja por mês e talvez mais tempo, mas mesmo assim no “olhar evangélico” eu sou um alcoólatra perdido, e por que não, propenso ao uso de drogas? É assim que você parte para outras coisas.  Quanta hipocrisia!

    Então, na liberdade eu poderia dizer a um evangélico que ele não pode ir a festas de aniversários de amigos, casamentos entre outras festividades porque estão propensos a bebidas, orgias, intrigas, badalação, ou seja, um ambiente típico propenso a Sodoma e Gomorra ou Babilônia? Não é deste pequeno início que inicia-se o caminho da perdição?
    Então, querido (a) evangélico (a), o que você poderia me dizer a respeito disso?

    E quando o assunto é Igreja Católica então? Meu Deus!
    Percebemos o quanto começa a falta de conhecimento, estudos, discernimentos da própria Palavra de Deus e o lado tendencioso para provar que a “religião deles” é a de Deus.

    Quando eles contam testemunhos de grandes obras de Deus na “religião deles”, falam com palavras belas, “ungidas” e certas querendo provar que foi Deus que falou com eles. Em alguns momentos pode até falar, mas os “enfeites” e exageros que colocam acabam destruindo qualquer tipo de credibilidade.
   
    No Largo do Novo Osasco, um bairro que já morei, na mesma rua tem sete igrejas evangélicas de tipos diferentes de denominações. Oras, se são verdadeiramente a tal “Igreja de Deus”, por que não fizeram UMA e que todos frequentassem juntos? Deus em Sua Palavra não diz que não é causa de motivo de divisão de ninguém?

    A divisão é do diabo, ele é o ‘diábolos’, o divisor, a diversidade é do Espírito!

O Padre Roger Luis, da Canção Nova, contou que um dia, escutando o testemunho de um Pastor de uma Igreja Evangélica da Argentina, um grande homem de Deus, um amigo seu que contava que no início do seu ministério, trazia um fogo ardente de evangelismo no coração, não perdia tempo. Foi ao supermercado comprar um material de limpeza e ao estar na fila do caixa, resolveu evangelizar, falar de Jesus para o homem que estava à sua frente na fila. Ao anunciar o Cristo, o homem disse a esse pastor meu amigo: “Eu sou judeu”. O Pastor dizia que deu uma gargalhada e falou ao judeu: “Engraçado, Deus mandou Jesus, o Messias para Israel, para o povo judeu, e eles não o acolheram, nós sim, acolhemos o Messias e experimentamos a salvação”. O judeu virou para o Pastor e disse: “Sinceramente eu tenho buscado na Bíblia discernir se realmente Jesus é o Messias esperado para Israel, li todo o Antigo Testamento e também o Novo Testamento, e trago um grande questionamento no coração. A palavra diz que Ele viria para unir, e vocês Cristãos se dividem cada dia mais, será que realmente Jesus é o Messias esperado?”. Esse meu amigo pastor silenciou, não disse mais nada. Pagou o que tinha que pagar no caixa e foi para seu carro...

    1 Coríntios 1.10 – “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, seja inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

    Ainda nesta parte dos testemunhos, se um católico fala das grandes obras realizadas por Deus na Santa Missa, grupos de oração, Santo Terço, retiros espirituais e outras missões o evangélico não acredita, diz que “o inimigo também pode realizar obras” e que tais feitos podem ter sido ele e não Deus, “bem diferente” do que acontece na “igreja deles”.
   
   
    Oras, uma “religião” que recrimina, julga, se divide e quer falar de formas caluniosas de uma Igreja com mais de 2000 anos fundada com Cristo em Pedro pode ser de Deus? CLARO QUE NÃO! 
    Em um aspecto concordo com eles: o inimigo também realiza obras.
    E vem realizando muito isso na igreja evangélica, com muitas divisões, a cada esquina tem uma “igreja” evangélica com uma denominação diferente, pastores “pregando” cada um no seu galpão, disputando literalmente aos gritos quem prega mais forte ou tem mais unção. Comparo tais “igrejas” de 10 esquinas como pizzarias fazendo algum tipo de promoção para atrair “clientes”.

    Não contentes com isto, começam a dizer que a Igreja Católica “colocou” mais livros na Bíblia e que Deus recrimina isso e que a “bíblia” deles é a correta. E de novo vamos para a falta de conhecimentos deles…

     Apócrifos são os livros que foram escritos pelo povo de Deus, mas não foram considerados pelo Magistério da Igreja como revelados pelo Espírito Santo; portanto, não são canônicos, isto é, não fazem parte do cânon (índice) da Bíblia. As razões que levaram a Igreja a não considerá-los como Palavra de Deus é que muitos são fantasiosos sobre a Pessoa de Jesus e sobre outros personagens bíblicos. Além disso, muitos destes possuem até heresias como o gnosticismo. No entanto, neles há algumas verdades históricas, e isso faz a Igreja considerá-los importantes nos estudos.

    Há livros apócrifos referentes ao Novo e ao Antigo Testamento. Mostra que a Igreja foi muito criteriosa na seleção dos livros que formariam a Bíblia, isto é, revelados, Palavra de Deus. Por intermédio de sua Tradição, interpretada pelo Magistério, a Igreja nos deu a Bíblia como a temos hoje. Portanto, sem a autoridade dela [Igreja], a Sagrada Escritura não pode ser interpretada, pois não existiria a Bíblia, como a temos hoje, sem a Igreja.

   

Após um banho de aula neles, vem a parte mais engraçada do ataque deles – o disco riscado chamando católico de idólatras, que acredita e cultua santo, que adora Maria, que não existe Nossa Senhorana Bíblia e mais uma porção de bobagens ditas.
    Curioso desta história é o que o “pastor” deles falam, é decreto e dizem amém. Não seria isso uma idolatria?

    Sem a mediação única de Cristo nenhuma outra tem poder

    Em primeiro lugar, é preciso entender que Deus não nos proíbe de fazer imagens, mas sim imagens “de ídolos”, ou seja, de deuses falsos.

    Já no Antigo Testamento, o próprio Deus prescreveu a confecção de imagens como querubins, serpentes de bronze, leões do palácio de Salomão etc. A Bíblia defende o uso de imagens como é possível verificar em muitas passagens:

    Ex: 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7.10-14; 5,8; 1Sm 4,4; 2Sm 6,2; Sb 16,5-8; Ez 41,17-21; Hb 9,5 e outras mais.

    Os profetas condenavam a confecção de imagens “de ídolos”:“Os que modelam ídolos nada são, as suas obras preciosas não lhes trazem nenhum proveito. Quem fabrica um deus e funde um ídolo que de nada lhe pode valer?” (Isaías 44,9-17).


   

 O que é um ídolo?

    1 – substitui o único e verdadeiro Deus;
    2 – são-lhes atribuídos poderes exclusivamente divinos, e
    3 – são-lhe oferecidos sacrifícios devidos ao verdadeiro Deus. É o que os judeus antigos, no deserto, fizeram com o bezerro de ouro (cf. Ex 32).
   
    PORTANTO, não é o que os católicos fazem!

    A Igreja Católica nunca afirmou que devemos “adorar” as imagens dos santos; mas as venerar, o que é muito diferente.

    A imagem é um objeto que apenas lembra a pessoa ali representada; o ídolo, por outro lado, “é o ser em si mesmo”. A quebra de uma imagem não destrói o ser que representa; já a destruição de um ídolo implica a destruição da falsa divindade.

    Para Deus, e somente para Ele, a Igreja presta um culto de adoração (“latria”), no qual reconhecemos Deus como Todo-Poderoso e Senhor do universo. Aos santos e anjos, a Igreja presta um culto de veneração (“dulia”), homenagem.

    A Nossa Senhora, por ser a Mãe de Deus, a Igreja presta um culto de “hiper-dulia”, que não é adoração, mas hiper-veneração. A São José “proto-dulia”, primeira veneração.

    A palavra “dulia” vem do grego “doulos”, que significa “servidor”. Dulia, em português, quer dizer reverência, veneração. “Latria” é adoração, vem do grego “latreia”, que significa serviço ou culto prestado a um soberano senhor. Em outras palavras, significa adoração. Então, não há como confundir o culto prestado a Deus com o culto prestado aos santos.

    Rogando aos santos, não os olhamos nem os consideramos senão nossos intercessores para com Jesus Cristo, que é o único Medianeiro (cf. 1Tm 2,4), que nos remiu com Seu Sangue e por quem podemos alcançar a salvação. A mediação e intercessão dos santos não substituem a única e essencial mediação de Cristo, o único Sacerdote, mas é uma mediação “por meio de” Cristo, não paralela nem substitutiva. Sem a mediação única de Cristo nenhuma outra tem poder.

    A imagem de um santo tem um significado profundo. Quando se olha para ela, a imagem nos lembra que a pessoa, ali representada, é santa, viveu conforme a vontade de Deus. Então, é um “modelo de vida” para todos.

    A imagem lembra também que aquela pessoa está no céu, isto é, na comunhão plena com o Senhor; ela goza da chamada “visão beatífica de Deus” e intercede por nós sem cessar, como reza uma das orações eucarísticas da Missa.

    A intercessão dos santos é algo maravilhoso. Quando nós precisamos de um favor de uma pessoa importante, mas não conseguimos chegar até ela, então, procuramos um mediador, um intercessor, que seja amigo dessa pessoa, para fazer a ela o nosso pedido. E a pessoa importante a atende por ter intimidade com nosso intercessor.




 
 Ora, fazemos o mesmo com Deus. Não temos intimidade com Ele como os santos que já estão na Sua glória; nossos pecados limitam nossa intimidade com o Pai; então, os santos nos ajudam. Mas, como eles podem ouvir todos os pedidos ao mesmo tempo sem que tenham a onisciência e a onipresença de Deus? É simples. Na vida eterna, já não há mais as realidades terrenas do tempo e espaço.

    A comunhão perfeita com Deus dá aos santos o conhecimento de nossas orações e pedidos e, na plenitude de Deus, e por meio d’Ele, não há a dificuldade de atender a todos ao mesmo tempo, pois já não existe mais esse fator limitador. No Céu, a realidade é outra.

    Alguns perguntam: mas os mortos não estão todos dormindo, aguardando a ressurreição?     Não. Jesus contou o caso do pobre Lázaro, o qual já estava no seio de Abraão, vivo e salvo, e o rico que sofria as penas eternas. A alma não dorme.

    No livro de Macabeus (2Mac 15, 11-15), temos a narrativa de Judas Macabeus, que teve a visão do sacerdote Onias, já falecido, orando pelo povo judeu.

    Por tudo isso, as imagens precisam ser bem feitas, mais parecidas possíveis com o santo.     Não devemos fazer imagens mal feitas ou mal pintadas. Quando não há uma foto ou uma pintura de santos antigos, então é licito que artistas sugiram uma imagem que a Igreja abençoe.

    Quando uma imagem que foi benzida se quebra, e não é possível restaurá-la, então deve ser enterrada, destruída ou colocada em um lugar onde não haja profanação dela. Se for de material combustível, pode ser queimada.

    Então, queridos irmãos evangélicos, então é errado pedirmos para os “irmãos de culto” orar por nós em momentos de dificuldades como forma de ajuda? Olha só, mais uma hipocrisia e contradição de vocês. 

    Lembrando que o tal “igreja” dos crentes não possuem a Sagrada Eucaristia, pois para eles é apenas “mais um rito comum” na Palavra de Deus.

    João 6, 51 - “ Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.”

    Finalizando, vamos recapitular: uma “igreja” que condena, julga, se diz senhores da razão, um lugar que tudo acontece por intermédio de Deus, que praticamente quem for evangélico vai para o Ceú, prega um radicalismo sem vivê-lo (ex: falam mal de televisão mas assistem, vão aos shoppings, baladas, fazem festinhas, falam mal dos outros, entre outros), questionam quando as pessoas estudam a fundo religião entre outras coisas, tem como seus maiores “símbolos” pastores como Edir Macedo, Silas Malafaia, Valdemiro, Sônia e outros envolvidos em lavagem de dinheiro, capital ilícito adquirido pela ignorância religiosa dos mais desprovidos de cérebros e até metidos na política.




  
 Como dar credibilidade a uma “igreja” que coloca demônio em tudo, inclusive em desenhos infantis, recriminam festas religiosas com falsos contextos sem um mínimo de fundamentalismo ou veracidade dos fatos? Que mistura Igreja Católica com Espiritismo, Umbanda e Candomblé?

    Fique um aviso: jamais me chame para um culto porque se rezo e oro todos os dias a Deus para me livrar do mal, por que então eu iria em uma seita mascarada como “igreja evangélica” para trocar uma idéia como o próprio ou querer uma obra dele?

    Para querer chegar ao Céu, é preciso primeiramente deixar rastros de Deus ao seu próximo ao invés de gerar repulsas com comportamentos inconvenientes.

    Pois bem, e agora, evangélicos (as)?

Todo texto colocado poderia ser resumido em apenas uma frase, mas para evangélico temos que dar aulas, mas escreverei mesmo assim: o fariseu de ontem é o evangélico de hoje, farinha do mesmo saco podre.

Nenhum comentário: