29/07/2016

A caixa de peças...



A caixa de peças de metal…


No ano de 1989, um senhor de 42 anos tinha um costume: levar peças de metais encontradas na rua e guardar dentro de um enorme pote de vidro. Pequenas peças como porcas, parafusos, pregos, arruelas, entre muitos tipos. Dentro do pote de vidro era uma grande bagunça - tudo junto e misturado. Quando este senhor precisava de alguma delas para utilizar, era uma tremenda ‘brincadeira de achar’.

Esta mania poderia ser compreendida: por muitos anos este senhor trabalhou em uma enorme sala de almoxarifado numa empresa multinacional, então assim, era responsável por todas as peças e materiais para armazenamento e organização – um dever e costume diário.

Sua esposa, uma senhora de 40 anos , ficava louca da vida todas as vezes que ele trazia as “tranqueiras” indagando-o:

“- Mais porcarias da rua? Daqui a pouco teremos que construir um depósito no caso de pensar em guardar coisas maiores dentro de casa!
As pequenas já estão ocupando um bom espaço dentro da pequena oficina.”

Ele nem ligava, ao contrário, continuava com sua “vasta coleção” e se achasse até um molho de chaves as guardava, pois alguns cadeados de casa poderiam ser abertos se perdesse alguma chave. E esta “mania” acontecia todos os dias...

Pensando em como reorganizar suas “peças preciosas”, o senhor trouxe para casa uma enorme caixa de isopor com muitas divisórias, - uma organização ideal.

Na bela manhã de Sábado, um sol maravilhoso, típíco dia para passeios, sorvetes e piqueniques, mas este senhor ainda tinha outras tarefas a fazer: chamou um dos seus filhos, o mais novo de apenas 8 anos para dar-lhe uma tarefa: separar por divisória todas aquelas peças de metais guardadas dentro do famoso pote de vidro.

A criança ficou empolgada em ajudar, perguntava ao pai por cada peça que separava a sua utilidade e qual ferramenta poderia usar. E dentro de uma atividade tão normal, com um belo sorriso, o pai lhe deu a mais belas das lições:

“ - Filho, todas estas peças tem funções importantes no dia-a-dia para alguma coisa, e conhecendo cada uma dela saberá qual ferramenta ideal para utilizá-las e poderá resolver, consertar e solucionar muitas coisas.
Estas peças são como pessoas: cada uma tem sua ferramenta, seu jeito e chaves certas para entrar e ajudá-la de alguma forma. Conhecendo bem, poderá saber resolver muitos problemas com a ferramenta ideal sem forçar uma situação ou quebrar. Um dia saberá utilizar cada uma da forma certa. Guarde isso sempre com você!”

E assim, todas as peças de metal foram separadas de acordo com suas formas e modelos dentro da caixa de isopor...


OBSERVAÇÃO: Este senhor chamava João Carlos de Carvalho, o meu amado pai que faleceu em 2008 com 60 anos. Este é um dos muitos ensinamentos dele que guardo eternamente no coração. E para mais uma informação, a tal caixa de isopor ,ainda existe e guardo com enorme carinho e muita utilidade.

Nenhum comentário: