12/03/2016

Eu também posso ser indulgente?


Eu também posso ser indulgente? Sim! A indulgência salvou, salva e salvará multas almas. Algumas pessoas precisam da sua indulgência para se reerguerem na fé.




Santa Maria Goretti na agonia perdoa e deseja o paraíso ao seu assassino (imagem do filme)

Saiba mais sobre a história de santa Maria Goretti

“Agora, pelo contrário, é melhor que vos mostreis indulgentes com ele e o animeis, para que não venha a consumir-se de tristeza. Por isso eu vos exorto a dardes prova de fraterno amor para com ele.”

Alguém errou muito com a comunidade e com Paulo. O apóstolo no entanto, não se deixou atingir pela afronta e logo superou e perdoou o fato. Mas para os coríntios a coisa não foi assim tão simples. Muita gente ficou magoada e a própria comunidade deixou o ofensor de lado por causa disso, mas para alguns isso não bastava. Paulo no entanto alerta para que cessem de punir o irmão de comunidade e sejam indulgentes. É mais que perdão. Perdão é uma obrigação, não uma opção. Mas a indulgência reintegra o agressor na comunidade.

Se eu derrubo farinha de trigo no tapete causo uma sujeira (pecado), mas a minha esposa me perdoa a minha trapalhada e não fica mais chateado comigo (perdão), mas o tapete permanece sujo. Quando ela limpa o tapete deixando-o como se nada tivesse acontecido (indulgência), desaparecem as consequências da minha trapalhada. É como se nada tivesse acontecido. Apesar de sabermos que eu derrubei a farinha no tapete, se não lembrássemos o fato, ninguém saberia.

Assim, a mulher pode ser indulgente com o marido que a traiu e vice-versa. O amigo com o outro amigo, o pai com o filho, a mãe com a filha… perdoar já é bonito, ser indulgente é ainda mais. Todos nós podemos ser indulgentes.

Quando alcançamos uma indulgência plenária na igreja estamos nos tornando puros e santos como no dia do nosso batismo. Toda sujeira que fizemos fica limpa. A nossa roupa branca do batismo que sujamos com o pecado, agora está limpa pela indulgência de Deus.

Aquele irmão perdoado pela comunidade dos Coríntios certamente pode experimentar a graça de ser reintegrado à comunidade, graças a atitude indulgente se seus irmãos.

Saiba mais sobre as indulgências

Leia o trecho em II Cor 2, 5-11

Na Bíblia cnbb página 1419

Título: Perdão ao ofensor

Ordens

II Cor 2, 7-8

“Agora, pelo contrário, é melhor que vos mostreis indulgentes com ele e o animeis, para que não venha a consumir-se de tristeza. Por isso eu vos exorto a dardes prova de fraterno amor para com ele.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu também posso ser indulgente. A indulgência reintegra na comunidade.

Como posso pôr isso em prática?

Exercitando dentro de casa, a começar da minha família.


Fonte: Diário Espiritual

Nenhum comentário: