27/03/2015

Sejamos jovens e profetas com a vida


Sejamos jovens e profetas com a vida
Padre Roger Luís. Foto: Arquivo/cancaonova.com
Jovens, que as pessoas vejam que a sua vida é uma profecia!
Meditação da Palavra: 2 Tm 3
Eu creio que nós, como ‘Jovens Sarados’, precisamos dar passos muito importantes na confiança em Deus. E o caminho para a santidade passa por quatro vias:
Primeiro - Não confiar em si mesmo;
Segundo - Viver a confiança total em Deus;
Terceiro - Ter a consciência de quem é e deixar-se passar por uma transformação das suas fraquezas;
Quarto - Viver a intimidade com Deus e a vida de oração.
Ao ver o testemunho do profeta Jeremias, percebo a dificuldade que temos de assumir o projeto de Deus em nossa vida. Um dia, o Senhor chamou o profeta Jeremias e o tirou da acomodação para profetizar àquele povo que estava levando uma vida errada.
As palavras que Jeremias proclamava era duras, pois ele falava de um Deus que puniria aquele povo por causa da infidelidade deles ao Senhor. Hoje, vemos o profeta revelando a trama que faziam para destruir a sua vida, porque ele estava sendo fiel a Deus. “Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: ‘Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”'( Jr 11,18). Jeremias colocava um caixote e subia em cima da corte para gritar as profecias que Deus lhe revelava. Jeremias foi o profeta mais odiado. Sabe por quê? Porque ele fazia a vontade de Deus.
Se nós cristão propusermos algo a mais para viver a santidade, as pessoas já começarão a nos olhar diferente. Jovens Sarados, nós precisamos lutar, cada vez mais, para fazer a vontade de Deus. Vocês são uma profecia para o mundo, não deixem de lado a proposta inicial. Esta palavra “sarados” é muito importante quando a olhamos pelo lado espiritual, na vida que buscamos neste século XXI. Gosto de São Francisco de Assis, porque ele diz: “Pregue sempre, mas use as palavras às vezes”. Precisamos pregar com a vida.
O homem moderno encanta-se com o nosso testemunho. Que nós, servos de Cristo, exalemos o perfume d’Ele. No Sermão da Montanha, Jesus disse: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,1).
Veja, o mundo secular quer nos colocar no exílio. Os meios de comunicação e o talentos que os artistas têm são usados para transformar o povo, a fazê-lo viver o exílio, viver longe de Deus. Mas o desejo que o Senhor tem para nós é que vivamos como profetas neste tempo, que não tenhamos medo de estar do lado da verdade. Quando estamos do lado da verdade, estamos do lado da cruz. Somos provados, porque as pessoas estão começando a deixar de acreditar em Deus.
A perseguição hoje é velada em ideologias, nas escolas, nas mídias seculares que seduzem de forma muito sutil. Quantos começaram tão bem a sua caminhada e hoje abandonaram a sua fé? Muitos vão nos dizer como a Passagem de hoje nos diz: “Vocês também estão sendo enganados?Você acredita ainda neste negócio de castidade?”.
Fica sabendo que, nos últimos dias, sobrevirão momentos difíceis, mas aguente firme, porque Deus o chamou, Ele tem um projeto para você. Não desista! Deus quis contar com você, quis contar com esta geração de ‘Jovens Sarados’ para testemunhar na dor, no sofrimento e mostrar para o mundo que é possível ser de Deus sem estar na Babilônia.
Se você está com vontade de desistir, saiba que o Senhor continua contando com você! Como é bom voltar no lugar secreto da intimidade e ver onde Ele nos resgatou.
Diante do mundo atual, precisamos nos posicionar profeticamente. “O novo milênio será o milênio dos mártires”, (João Paulo II). Olha o que estamos vendo, principalmente no Estado Islâmico, uns sendo queimados e tantas coisas acontecendo. O auge do testemunho de um cristão é o derramamento de sangue. Mas nós somos chamados ao martírio branco, incruento, ao martírio da castidade e da honestidade.
“O sangue do mártires é semente de novos cristãos” (Tertuliano). Se o diabo pensa que está vencendo, ele está enganado, porque está sendo derrotado pelo sangue dos mártires.
Precisamos ser profeta com a vida. Se você não tem um microfone, suba no caixote e deixe as pessoas verem que você é diferente. Não podemos nos orgulhar, porque nada é nosso, tudo é de Deus.
Pregue com a sua vida, pregue nas escolas e faculdades. A cruz é o lugar para aqueles que decidem fazer a vontade de Deus. É por isso que estamos vendo, no Evangelho, aquela confusão. Jesus é Aquele que primeiro nos amou, Ele se entregou por nós. Qual vai ser a sua resposta diante de um mundo que clama por profetas?
“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás” (Jeremias 1,5-7).
Precisamos fazer memória da nossa primeira conversão para perseverarmos. Eu quero dizer para você que tem sentido um chamado de Deus mais especial: não tenha medo de dizer ‘sim’! Você, que tem o chamado para ser padre, não diga: “Eu não sei falar!”. Não tenham medo de Deus, Jovens Sarados. Que as pessoas vejam a sua vida como uma profecia.
Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Nenhum comentário: