29/07/2014

Os anjos nos direcionam à vontade de Deus


Tiba
Foto: Wesley Almeida
Não poderia haver uma mensagem melhor para nós nestes dias de PHN. Uma mensagem que foi direcionada por um anjo a Gedeão, num tempo em que este não tinha muito o que fazer, não tinha como lutar, porque possuía poucas armas. O anjo o visitou e lhe disse: “Coragem, valente guerreiro!”.

Todas as vezes que um anjo aparece na Bíblia, é como a presença do próprio Deus. A Palavra do Senhor está permeada de acontecimentos assim. Deus escolhe os menores, os pequeninos. Ele fez assim com Gedeão e também com a Virgem Maria. A história dos anjos com a história da salvação se misturam, confundem-se. Desde o pecado até o anúncio da salvação são marcados pela presença dos anjos. A voz deles é a voz de Deus que direciona o Seu povo. 
A devoção aos anjos está um pouco esquecida, mas precisa ser retomada de forma correta. As pessoas estão sendo confundidas por satanás, que tem deturpado o sentido da palavra "anjo", querendo que as pessoas encontrem o nome de seu anjo. Não é assim que acontece!

O valente guerreiro é aquele que não olha as condições, mas vai à luta. Deus, muitas vezes, utiliza-se das circunstâncias indesejadas para nos moldar, porque estamos cheios de nós mesmos. Quando temos o coração sensível, ouvimos a voz do Senhor nas situações mais inusitadas. Os anjos de Deus se manifestam por meio das pessoas. Muitos já alimentaram anjos, acolheram-nos sem saber, mas também muitos os desprezaram sem saber.

O Senhor fala conosco de várias maneiras. Mas como reconhecer as pessoas de Deus? Vendo como elas agem, não deixando a graça passar. Você pode estar acostumado ao conforto da sua casa e do seu carro, mas quando precisa passar por uma situação desconfortável, murmura. Deus quer que, neste encontro PHN, você faça um retiro e se aproveite dessas situações para ouvi-Lo.

Neste dia, quero trazer para vocês a história de um anjo em especial.“Apenas saíra, Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem. Sem saber que se tratava de um anjo de Deus, ele o saudou e disse-lhe: 'De onde és tu, ó bom jovem?' Ele respondeu: 'Sou israelita'. Tobias perguntou-lhe: 'Conheces, porventura, o caminho para a Média?'. Oh, muito!, respondeu-lhe ele. 'Tenho percorrido frequentemente esse caminho. Hospedei-me em casa de Gabael, nosso compatriota que habita em Ragés, na Média, cidade que está situada na montanha de Ecbátana'” (Tobias 5,1-8).

Aquele anjo ofereceu-se para cuidar de Tobias durante o caminho; porém, ele tinha um propósito muito maior que esse. Sua missão era proporcionar o encontro glorioso entre Tobias e Sara. 



"A voz dos anjos é a voz de Deus que direciona Seu povo", exorta Tiba.
Foto: Wesley Almeida


“Há aqui, respondeu o anjo, um homem de tua tribo e de tua família, chamado Raguel, que tem uma filha chamada Sara; além dela não tem mais filha. Todos os seus bens te devem pertencer: mas é preciso que a recebas por mulher. Pede-a, pois, ao seu pai, e ele ta dará por mulher. Tobias replicou: Ouvi dizer que ela já teve sete maridos, e que todos morreram. Diz-se mesmo que foi um demônio que os matou, por isso eu temo que o mesmo venha a me acontecer, a mim que sou filho único, e desse modo faça descer lamentavelmente a velhice de meus pais à habitação dos mortos. O anjo respondeu-lhe: Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder. A nossa felicidade passa pela nossa vocação. Precisamos buscar a vontade de Deus para que sejamos felizes em nossas vidas” (Tobias 6,15-17).

Imagino que, quando Tobias saiu de casa para ir ao encontro de Sara, a mãe dele deve ter chorado, deve ter se preocupado com o filho, com medo de ele não voltar. Se seu filho quiser sair de casa para realizar uma vocação, para fazer a vontade de Deus, deixe que o Senhor o conduza. É melhor ver seu filho no caminho de Deus do que em outros caminhos. Não aprisione o que não é seu.

Você, jovem, que quer descobrir o que Deus tem para você, eu lhe digo: “Não tenha medo!”. Dê um passo em direção a Jesus. Se você ouvir o Senhor lhe dizer que ele o quer em determinada vocação, não tenha medo! O caminho vocacional é justamente para isso, para você discernir sobre sua vocação.

É terrível quando encontramos um jovem medroso que não tem coragem de dar um passo de desprendimento na vocação. Onde está esse valente guerreiro? Deus olha para você e não o vê como está hoje, mas lá na frente. O Senhor vê o que você pode se tornar. Dê abertura ao Senhor, dê os passos necessários para que você cumpra a vontade do Pai. Existem vários carismas. Se você sentir que seu lugar é na Canção Nova, não fique protelando, dê um passo e envie seu e-mail para vocacao@cancaonova.com. 


"O que Cristo reserva a você é a liberdade do céu", afirma Tiba.
Foto: Wesley Almeida

“Que nenhuma adversidade vos paralise!”, é o que nos diz o Papa Francisco. Não podemos nos amedrontar. O que Cristo nos reserva é a liberdade do céu. Jovem, você não foi feito para ser aprisionado. Seja livre para fazer a vontade do Senhor.

O pecado tem aprisionado os jovens. No grupo de oração, entregamos nossa vida a Deus, inclusive nosso namoro, mas queremos sempre ficar com um pouquinho aqui e ali. Porém, só experimenta a paz quem tem a coragem de dar tudo para o Senhor. Ele não quer nenhum outro "deus" escondido em nós. Que terrível encontrar pessoas que aprenderam a conviver com o sagrado e o profano! Pessoas que dizem amar o Senhor, mas andam divididas. Que terrível!

Como somos fragmentados, queremos viver com Deus e com os pecados. Quando a doença chega, buscamos Deus e Lhe pedimos a cura. Nós vamos à Missa, rezamos, mas quando a cura chega, vamos embora da casa do Senhor e não voltamos mais.

O Senhor pode nos pedir todas as coisas para que possamos nos lembrar que tudo pertence a Ele.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

--------------------------------------------------------------

Tiago Camargo - TIBA 
Missionário da Comunidade Canção Nova


Nenhum comentário: