18/11/2013

A força dos nossos gestos



Um homem de muita idade, que não acreditava em Deus, procurou um sacerdote. Esperava ser ajudado a resolver os seus problemas de fé. Não conseguia acreditar que Jesus houvesse realmente ressuscitado. Procurava provas da verdade da ressurreição. Quando entrou na casa paroquial, alguém estava sendo atendido. O padre viu o homem em pé no corredor, e imediatamente, sorrindo, levou uma cadeira.

Quando o outra pessoa saiu, o padre fez o homem entrar. Conhecidas as suas dúvidas, o sacerdote começou a explicar a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja. No final da conversa o homem decide participar da Igreja, pede para confessar e assim receber a santa comunhão.

O sacerdote diante de mudança inesperada pergunto: ” Qual o argumento de nossa conversa que o convenceu sobre a certeza da ressurreição de Cristo?”. “O gesto de trazer a cadeira sorrindo.”, respondeu o homem idoso.

Vivemos em um mundo onde as palavras já não tem mais credibilidade. Pelos meios mais diferentes ouvimos palavras prometendo paz, segurança, prosperidade, harmonia…. e daí a pouco tempo tornam-se somente palavras jogadas ao vento. O discípulo de Cristo é homem e mulher da Palavra. Esta Palavra é uma pessoa: Jesus.

Quem acolhe a Palavra, acolhe Jesus. Se Jesus esta no coração do discípulo, este já não pode mais andar na mentira. Permanecer na mentira significa andar pelo caminho das trevas. Neste sentido, quando de fato temos a Jesus como Senhor, nossos atos refletem a quem seguimos. “Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.”(Jo 8,36)

A verdade de nossa fé é testemunhada por gestos que refletem a transformação operada pelo poder de Deus. Um gesto de amor, vale mais do que mil palavras. As vezes, os cristãos perdem muito tempo criticando uns aos outros, e para isso usando até a Palavra, ao invés de praticar a misericórdia divina. Para Jesus, um copo de água dado com amor vale o Paraíso. A fé se traduz em obras capazes de testemunhar quem age em nossa vida.

Padre Alberto Gambarini

Nenhum comentário: