11/02/2013

Controle a sua irritação!


 "A glória do Senhor habitará em nossa terra" (Sl 84).

Este Salmo fala da vinda gloriosa de Jesus. Ele virá com poder e glória e habitará em nossa terra. Como a Palavra de Deus nos fala, nós teremos "céus novos e uma terra nova" com uma humanidade nova. Para termos uma sociedade nova, com tudo renovado, precisamos de homens e mulheres novos. É isso o que o Senhor está fazendo.

A criança, quando é fecundada, é uma "coisinha de nada", apenas a célula do pai e da mãe, mas como ali já existe vida, ela [criança] vai se transformando. Como é lindo, no exame de ultrassom, poder vê-la se formar! Essa transformação é necessária para que ela possa vir ao mundo.

Meus irmãos, é isso o que estamos vivendo nesta terra. Ela é como um grande ventre no qual o Senhor fecundou a criatura nova, o homem novo. É preciso que aconteça, cada vez mais, uma transformação em nós. É uma coisa pessoal, é você quem está se transformando, pelo Espírito Santo, em um homem novo, uma mulher nova.

"A expressão 'pau que nasce torto, morre torto' para Deus não existe. Ele pode transformar tudo e todos", ensina monsenhor Jonas


Quando nós recebemos o Espírito de Deus e ficamos cheios d'Ele, essa transformação vai acontecendo. Como Ele é amor e nós estamos sendo transformados à Sua imagem e semelhança, precisamos ser transformados no amor, porque é Ele que nos transforma. A Carta de São João nos diz que, se não amamos, permanecemos ainda na morte. Que triste quando a criança morre no ventre materno! Que tristeza para aquela mãe, para aquela criança.

O Senhor usa palavras bem fortes para mostrar a necessidade de amarmos e sermos transformados pelo amor. Para fazermos essa ruptura com o egoísmo de vivermos para nós mesmos e de buscarmos apenas os nossos interesses, precisamos fazer uma reviravolta; isso se chama conversão e esta é feita pela ação do Espírito Santo e por nós, pois precisamos responder a isso.

Deus nos pede para não nos encolerizarmos, não cultivarmos raiva nem odiarmos. Quantos de nós descontamos nas crianças a nossa raiva, a nossa impaciência? Na verdade, é o que se passa no nosso coração que descontamos nelas. Quanta porta batida por aí! O Senhor está nos falando de mudança de coração. A raiva pode surgir, pois há muitas razões para que ela surja, mas precisamos controlar a nossa irritação. O Espírito Santo, que mora dentro de nós vai nos transformar.

Eu e você precisamos de um coração novo. Jesus não está exigindo que você já tenha um coração transformado, mas que se deixe transformar; essa é a ação do Espírito Santo. É por isso que o Senhor O colocou dentro de você. Ele mora em nós como num templo, isto quer dizer que Ele permanece dentro de nós para nos transformar à imagem e semelhança de Deus, que é amor, para sermos homens novos e participantes do mundo novo.

Se nós não nos deixarmos transformar, não teremos lugar na humanidade nova. Não é questão de idade, mas de alma, de espírito e de coração. É por isso que Deus diz que precisamos ter coração de criança.

A expressão "pau que nasce torto, morre torto" para Deus não existe. Deus quer e pode transformar tudo e todos.

"Quando tu estiverdes levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta" (Mt 5,23-24).

O que o Senhor está dizendo, com palavras fortes, é que a reconciliação com o irmão é mais importante do que o sacrifício que você vai ofertar. Se erramos, temos sempre de pedir perdão e nos reconciliarmos com o próximo. O exercício do perdão amolece o coração. Muitas vezes, o nosso orgulho não nos deixa buscar e conceder o nosso perdão. É por isso que, hoje, nós precisamos dizer, pedindo do fundo do coração: "Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso". Só o Espírito Santo para fazer isso. Você precisa d'Ele para ser transformado.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: