13/04/2012

Livre-se do jugo que pesa sobre você

Este é o chamado do Senhor nos tempos de hoje: “Vinde a mim todos vós”. Jesus está em todos os lugares, todas as cidades, caminhando por todas as ruas, batendo às portas, chegando a cada pessoa e a cada coração dizendo: “Vinde a mim todos vós”. Você também está sendo chamado a se aproximar de Cristo.

Se você já pertence ao Senhor, se já é íntimo d'Ele, está sendo chamado a ser ainda mais íntimo. Sempre há lugar para maior intimidade com Deus! Mas se você está frio, tíbio, relaxado, o chamado do Senhor para você é urgente, é para agora: “Vinde a mim, vinde a mim todos vós”.

"Troque seu fardo pessoal de pecado pelo fardo de Jesus", é o convite que monsenhor Jonas faz a você.


Deus não está com o dedo levantado para acusá-lo nem mesmo Ele o chama para castigá-lo ou jogar em seu rosto seus erros, seus pecados, suas faltas. Não! O Senhor o chama de volta, porque Ele o ama. Ele não precisa de você, mas você precisa d'Ele. Por isso, o Pai está chamando você de volta. Quanto mais afastado, mais longe estiver, mais motivos você terá para voltar aos braços do Pai. Se você está próximo de Deus, mas se sente revoltado e desanimado, volte seu coração para Ele!

O Senhor está lhe dizendo: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados sob o peso do fardo, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,28). Às vezes, você pensa que Deus quer tratá-lo como “filhinho de papai”. Qualquer “dodói” que você tenha, pode chegar ao Senhor e Ele, um "super-pai", irá tratá-lo como “super-filho”, cuidando de seus “dodóis”. Não é isso! Deus não quer tratá-lo como “filhinho mimado”, mas como filho. Ele é um Pai cheio de amor, de misericórdia.

Quando Ele diz: “Todos vós que estais cansados sob o peso do fardo”, fala realmente do fardo desta vida, do peso do mal, do pecado, da tentação, de mil misérias que encontramos em nós mesmos e também no mundo.

O maior fardo que tenho sou eu mesmo. Todos os vícios, pecados e más inclinações que tenho dentro de mim, o “homem velho” que sou obrigado a carregar. Com você também é assim. O maior fardo que você carrega é você mesmo; tem seu nome. Não é apenas um fardo exterior, é interior. Seu coração é mau e é do interior dele que vêm todos os males. Por isso, o Senhor o chama: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados sob o peso do fardo, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,28). Além de seu fardo pessoal e interior, você carrega o peso deste mundo. Livre-se do mal que pesa sobre você, livre-se do pecado; coloque em suas costas o jugo de Jesus Cristo. Como o Senhor vai aliviá-lo? Simplesmente tirando seu fardo.

“O meu jugo é fácil de carregar e o meu fardo é leve”, diz o Senhor. Então, faça essa troca sem medo. Você vai sair ganhando. Não fique receoso, porque Deus vai livrá-lo do mal e do pecado, vai colocar sobre você jugo d'Ele, que é leve e fácil. Mas há muitos cristãos enganados, pensando que, ao carregar o jugo do Senhor, ficarão livres para fazer e pensar tudo o que quiserem, irem a qualquer lugar. Não é assim. Pelo contrário, precisamos de um jugo, precisamos de rédeas que vão nos levar para a vida, para o caminho certo.

O jugo pessoal do "homem velho", que parece ser muito suave, na verdade, nos leva à escravidão. Viver sem rédeas é uma verdadeira prisão. O fardo e as rédeas de Jesus nos levam para a vida eterna. É isso que o Senhor quer para nós.


Trecho do livro "O Pão da Palavra – vol 1", de monsenhor Jonas Abib

Nenhum comentário: