10/02/2012

Quem você coloca no paredão?

Estamos sendo cercados por uma cultura de competição, paredão, eliminação. E são nossas famílias as mais prejudicadas.


Fala galera, paz e bem!
Temos visto que o Domingo tem se tornado o dia de colocarmos alguém no paredão! É a cultura da competição e não do companheirismo. A cultura da eliminação e não do perdão. Isso você já deve saber. O que talvez não esteja tão claro, é que, inconscientemente, vamos sendo levados a gerar em nosso coração pensamentos, que geram sentimentos, que, por sua vez, produzem atitudes de eliminação.

Hoje eu me pergunto: Quem estou eliminando da minha vida? Quem estamos colocando no paredão da vida? Nossos filhos? Nossos pais? Esposos? Amigos? Igreja? Se aquela pessoal falha, erra, nos machuca, ou até mesmo, se ela não condiz com o que esperamos, “não faz o nosso tipo”, a nossa atitude é eliminá-la do nosso ciclo de amizades, do nosso dia-a-dia, da nossa vida.

Quantos jovens não conversam mais com seus pais, porque os eliminaram: “ele são caretas, ultrapassados”. Quantos esposos não partilham nem perdoam o seu cônjuge, porque o eliminou: “é muito chato(a), velho(a), frio(a), não tem jeito…”.

Poderia falar de vários âmbitos da nossa vida. Porém prefiro deixar você se questionar, assim como eu estou fazendo: “quem eu tenho colocado no paredão da minha vida, consciente ou inconscientemente?”

O paredão parece ser o local onde se dá a última chance para alguém se redimir, como um tribunal. Atitude de quem não é misericordioso e que esqueceu a Palavra de Deus que diz: “Quantas vezes devemos perdoar, até 7 vezes?’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até 7 vezes, mas 70×7″, ou seja sempre.

Que essa cultura de paredão não tenha força sobre as nossas famílias. Lute pela sua família, pelos seus amigos, pelos que você ama. Família que reza unida, permanece unida!
A Igreja nos convida a, no domingo, fazermos comunhão com o próximo e com o Senhor, de uma forma mais profunda. Você já deve ter ouvido essa frase: “Domingo sem Missa, semana sem graças!” Domingo é o Dia do Senhor! Dia de irmos à Igreja para participarmos da Santa Missa, comungarmos o corpo de Cristo e a Sua Palavra, e nos encontramos com os irmãos. Nos unirmos para a oração. Comunhão é justamente essa união.


Domingo é o dia de estarmos em casa com a família, de encontrarmos os amigos, almoçar juntos, partilhar, conviver, passear. Dia para descansar, dar uma arrumada na casa e nas coisas pessoais. É o dia oportuno para vivermos a intimidade familiar. Passamos a semana inteira trabalhando, correndo de um lado pro outro, imersos numa vida agitada, porém, graças a Deus, nos é reservado esse dia, o domingo, para silenciarmos, acalmarmos um pouco e entrarmos na intimidade familiar, algo que durante a semana, devido a agitação, acabamos não realizando.

Retome o real significa do Domingo, Dia do Senhor! Dia do amor e não do paredão!
Deus abençoe,

Tamo junto!

Emanuel Stênio
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: