O coração humano é um grande sinaleiro
Um dos sinais de trânsito mais  conhecidos é o semáforo. Este sinalizador é de fundamental importância  para a segurança dos pedestres e dos motoristas. Desobedecê-lo é colocar  em risco a própria vida e também a de outras pessoas. Muitos já  desobedeceram ao que o semáforo indicava e o resultado não foi bom. Ou  foram vítimas de um acidente ou então receberam uma multa.
Segundo  o Código Nacional de Trânsito, avançar um sinal vermelho é uma violação  gravíssima às normas impostas. O motorista que comete tal falta perde  sete pontos em sua carteira de habilitação. Diante de tal gravidade que  pode ocorrer quando o sinal está vermelho, melhor será para o condutor  do veículo obedecer.
No entanto, sabemos que nem todos os  motoristas e pedestres respeitam os sinais de um semáforo. Diante da  imprudência de tal atitude o resultado nem sempre é positivo. Muitos já  perderam a vida e outros tantos a roubaram de seus semelhantes. Atitudes inconsequentes têm resultados trágicos.
O  coração humano é um grande semáforo. Ele nos indica qual a postura que  devemos ter diante das mais variadas situações da vida. Porém, é preciso  reconhecer as cores que nos indicam o que devemos fazer diante das  encruzilhadas de nossas opções!
Sinal vermelho do  semáforo do nosso coração indica que é tempo de parar. A pressa em  chegar pode nos fazer provar o amargo das emoções que ainda estão verdes.  Ultrapassar o sinal vermelho é arriscado e perigoso. Podemos causar  acidentes que deixarão graves sequelas no coração de quem não era  culpado.
Respeitar o pedestre é sempre prioridade nas leis de  trânsito. Nas leis do coração a mesma atitude é fundamental. Respeitar  aqueles que cruzam as esquinas de nossa alma e caminham lado a lado  conosco é atitude de um cristão consciente!
Sinal amarelo é  sempre de atenção. Olhar para os dois lados da vida e ver qual deles nos  oferece mais segurança! Parar e observar se a nossa pressa não poderá  ser interrompida por alguém que vem em alta velocidade e ainda não  aprendeu a respeitar os semáforos de nosso coração é imprescindível.  Buscar a segurança necessária para que não sejamos vítimas de nossos  próprios descuidos é cuidar com atenção de nosso coração.
A  esperança é verde. Quando o semáforo de nossa alma nos indicar que  podemos seguir em frente não hesitemos. Com segurança poderemos trilhar  os mais belos caminhos e descobrir as mais lindas paisagens escondidas  nas curvas de nossa alma.
Há muitos corações congestionados com  sentimentos confusos. Há ainda semáforos queimados que precisam ser  trocados. Um semáforo que não serve para nos indicar com segurança o  nosso caminho se torna sucata. Jesus é o grande Semáforo da nossa vida.  Ele nos indica qual é o melhor caminho que devemos seguir.
Nem  sempre o verde da esperança estará nos indicando que podemos seguir em  segurança. O vermelho do proibido, muitas vezes, vai salvar nossa vida  de tristes acidentes emocionais. A atenção do amarelo vai nos garantir  que precisamos parar e olhar para a vida com mais cuidado.
Para a  pecadora arrependida o vermelho da hora de parar foi aceso. O jovem  rico recebeu o sinal amarelo da atenção: era preciso parar e rever as  escolhas que estava fazendo. Judas estava com o semáforo de seus  sentimentos quebrado. Não havia prestado atenção que o sinal amarelo  indicava o vermelho que iria chegar. Não olhou e foi atropelado pelos  próprios erros. Maria Madalena descobriu em uma manhã de ressurreição o  sinal verde de novas possibilidades.
Nos semáforos do coração  encontramos a segurança necessária para caminharmos pela vida de mãos  dadas com um tempo novo. Jesus nos dá sinais de trânsito livre e seguro  no cotidiano dos congestionamentos de nossa alma.

Padre Flávio Sobreiro
Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP. Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG.
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí-MG). Padre da Arquidiocese de Pouso Alegre - MG.
http://www.flaviosobreiro.com



 
Nenhum comentário:
Postar um comentário