19/03/2010

Festa de São José



Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Um pouco sobre São José:

Na Bíblia, São José recebeu o título de homem de fé, pois assim como Maria, ele ouviu a Palavra de Deus, acreditou e soube abandonar-se totalmente nas mãos de Deus, cumprindo plenamente a vontade do Senhor a seu respeito. São José participou como nenhum outro, à exceção de Maria Santíssima, da vida de Jesus feito homem. Aos seus cuidados, Deus confiou o que tinha de mais precioso: o seu próprio Filho, demonstrando a grandeza desse homem simples e silencioso que cuidou daquele Filho Divino, com verdadeiro amor de pai.

Na Igreja, São José foi consagrado como seu Padroeiro Universal, e seu culto foi grandemente difundido na segunda metade do século XIX, justamente no período em que as Fundadoras, as Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli fundaram a Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência (1849).

Na vida da Congregação, as Irmãs, desde as origens, sempre recorreram a proteção de São José. Ele é particularmente venerado pelo seu exemplo de abandono total à Divina Providência, sendo a ele confiadas as casas e as Comunidades da Congregação, como guarda e protetor.

Todas as quartas-feiras, as Irmãs, em oração, invocam seu auxílio, honrando-o, especialmente no mês de março e na sua Solenidade litúrgica, celebrada no dia 19 de março.



Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à Vontade do Senhor.
E que o santo padroeiro do trabalho interceda pelos trabalhadores e rogue a Deus para aos desempregados um bom trabalho. Valei-nos, São José!

São José, rogai por nós!

Nenhum comentário: