20/11/2009

Maria, Bendita mais que todas as mulheres


O Senhor quis realizar maravilhas em Maria! Quem tem direito de retirar aquilo que o Senhor quis fazer? Um artista quer fazer uma obra-prima de barro: ele pega o barro e faz dele a sua obra-prima. Deus quis pegar este “barro”: Maria. Ela também é “barro”. Isso não diminui em nada o que a Santíssima Virgem é. Ela é o “barro' como nós. Mas Deus quis fazer maravilhas nessa nossa irmã. Alguém da nossa raça, da nossa estirpe! Nós só temos de exaltar o Senhor como ela O exaltou: “Minha alma exalta o Senhor e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador [...]”
(Lucas 1,46-47)
.


Maria não glorificou a si mesma. Ela O chama: meu Salvador. Foi o Senhor quem pegou o barro da sua humanidade e fez nele maravilhas. Uma vez que fez, está feito. O Senhor fez maravilhas nela. Que Ele seja glorificado!
Quando você exalta as perfeições, a beleza, as maravilhas que Deus fez na Virgem Santíssima, a quem você exalta? Àquele que a fez. Àquele que fez nela maravilhas. Ela mesma declarou isso: “(...) porque o Todo-poderoso fez por mim grandes coisas: santo é o seu Nome”.

Veja:

“Então Maria disse: 'Minha alma exalta o Senhor e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador, porque Ele pôs os olhos sobre a sua humilde serva'” (Lucas 1,46-48a).”


Nossa Senhora sabe que é humilde e pobre. O bonito é que ela sempre foi pobre: nunca quis deixar de ser pobre, nunca quis deixar de ser humilde. Ela não se exaltou; cheia do Espírito Santo, Ela proclama a primeira e grande profecia do Novo Testamento:
“Sim, doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada (...)” (Lucas 1,48b).


Todos aqueles que proclamam Maria bem-aventurada estão realizando essa profecia. Todos aqueles que não quiserem proclamá-la bem-aventurada estarão saindo dessa profecia. A profecia não é de iniciativa humana, a profecia vem de Deus. Foi o Altíssimo mesmo quem pôs nos lábios dela esta profecia: “Sim, doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada...”

Ao proclamarmos Maria bem-aventurada, estamos simplesmente realizando esta profecia. Por causa de Jesus, o Pai quis fazer nela maravilhas. A iniciativa foi d'Ele. Preste atenção:


“O anjo veio à presença dela e lhe disse: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus, o Senhor está contigo'. A estas palavras, ela ficou grandemente perturbada, e se perguntava o que podia significar esta saudação” (Lucas 1,28-29).

Por que Maria ficou perturbada pensando no que significaria semelhante saudação? Para nós que estamos acostumados a dizer: “Ave-Maria, cheia de graça...”, o termo “graça” não tem tanto peso, passa despercebido. Mas para ela, israelita, que conhecia muito bem as Sagradas Escrituras, o termo “cheia de graça” tinha peso. Ninguém nunca fora saudado assim. Por isso quando o anjo a chama de “cheia de graça” ela fica espantada! É como se ela dissesse:
“Não pode ser. Eu, cheia de graça?”


Veja bem, ele a chamou diretamente: “Ave-Maria, cheia de graça...”. Nós na oração dizemos “Ave Maria, cheia de graça!” O anjo, porém, não a chamou pelo nome. Pelo contrário, a chamou: “Ave, cheia de graça”. Este foi o seu nome: “Cheia de graça”. O que queria dizer isso? Todo o amor de Deus, toda a bondade de Deus, toda a benevolência de Deus, toda a graça de Deus, Ele canalizou para ela. O Senhor está lhe dando um nome. E este nome fala daquilo que ela é: a sua identidade.



A ninguém as Escrituras chamam “cheia de graça”, só a ela! Deus investiu tudo em Maria. Tudo o que o Todo-poderoso podia investir, Ele investiu nela. Ela é, por definição de Deus, “a cheia de graça”.

Leia com atenção:

“O anjo lhe disse: 'Não temas, Maria, pois obtiveste graça junto a Deus'” (Lucas 1,30).
Ela ficou perturbada, por quê? Imagine um rei que se encantasse com você. Você encontrou graça diante desse rei: Você tem entrada diante dele. Que coisa maravilhosa!

Diante de quem Maria encontrou graça? Diante de Deus. Obteve graça diante do Senhor, o seu Deus. Foi Ele quem a escolheu.
“Eis que engravidarás e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus” (Lucas 1,31).

Veja quem é este Jesus: “Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; Ele reinará para sempre sobre a família de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lucas 1,32-33).
Ele será o Messias. Ele será Filho do Altíssimo. Não será um qualquer. Ele será grande. Ele terá o trono de David. Eternamente reinará na casa de Jacó. O Seu Reino não terá fim.

O Filho de Maria é Filho de Deus. O Filho de Maria é o Messias. O Filho de Maria é o Salvador. A Santíssima Virgem Maria é a Mãe do Salvador. É a Mãe do Filho de Deus. Mãe do Messias esperado.



Trecho retirado do livro “Maria- Mulher de Gênesis ao Apocalipse” de Monsenhor Jonas Abib

Nenhum comentário: