31/10/2011

Namorar com os olhos no futuro

Para evitar surpresas desagradáveis no casamento

Apesar do tempo de convivência entre os namorados, algumas pessoas se sentem inseguras em assumir o compromisso conjugal com quem se dizem apaixonadas.

Hoje, ninguém é obrigado a se casar por troca de dotes ou porque foi prometido pelos pais conforme seus interesses. Tampouco somos obrigados a assumir um compromisso tão sério, simplesmente porque o nome da pessoa foi “revelado” numa simpatia ou porque “sentimos” que esta é a pessoa que Deus nos tinha reservado como esposo (a).

Eu acredito que a vocação ao matrimônio é uma ação de Deus, mas a escolha da pessoa com quem vamos realizar o cumprimento desse chamado depende exclusivamente de nós. Pois, considerando a plena liberdade concedida por Ele a todos, seria uma incoerência considerar que essa liberdade se exclui quando se tratasse da vocação ao casamento.

Antes de fazer qualquer opção, há a necessidade de o casal identificar se o (a) namorado (a) com quem se relaciona o (a) faz feliz na maneira como se vive ainda em tempos de namoro. Para evitar surpresas desagradáveis no casamento, o namoro nos garante um período em que nos empenhamos para descobrir se a pessoa com quem estamos convivendo manifesta sinais de viver um mesmo propósito de uma vida em comum.

Ainda que não tenhamos, neste relacionamento, a certeza de que o (a) namorado (a) será o (a) futuro (a) esposo (a), somos convidados a fazer pequenas renúncias em favor do outro enquanto convivemos.

Para garantir a felicidade almejada, os casais precisam reavaliar seus propósitos, especialmente se percebem que o (a) namorado (a) tem hábitos muito contrários àqueles que consideram importantes para o convívio a dois. Tais como: a espiritualidade ou a completa falta dela; a relutância ao diálogo; a falta de disposição para o trabalho; o descaso com os compromissos ou, em alguns casos, até a falta de cuidados com a higiene pessoal, entre outros. Entretanto, o pior defeito é aquele em que a pessoa não manifesta desejo de viver as adaptações exigidas no relacionamento. Entre elas inclui-se o desinteresse em desenvolver também o hábito da reconquista, pois sabemos que nem somente de beijos e abraços se faz o namoro.

Com os olhos voltados para o futuro do relacionamento, seria um erro alguém se decidir pelo casamento acreditando que depois de casados a pessoa vai viver as mudanças detectadas, as quais precisam ser trabalhadas já nesse tempo.

Alguns namorados assumem o compromisso do casamento, mas insistem em viver tudo aquilo que fazia parte da sua antiga rotina de solteiros. Cedo ou tarde, isso não será fácil de assimilar, pois, na vida conjugal, outras responsabilidades e afazeres vão surgir, exigindo mais atenção e disposição daquele que se mantinha fechado às mudanças.

Se amar é dedicar-se à conquista do outro dia após dia, o casal de namorados precisará aprender a trabalhar também em suas diferenças, assim como nas reivindicações manifestadas pelo outro. Essas e outras adaptações têm como objetivo lapidar aqueles hábitos e/ou comportamento que não agradam ao outro, a fim de que o namoro amadureça. Assim, o casal chegará à conclusão de que aquela pessoa com quem se relaciona traz virtudes que correspondem aos interesses comuns para viver o vínculo do matrimônio.

Temer por ficar solteiro, apegado a comentários a respeito da idade ou coisa parecida ou ainda não falar das coisas que não agradam, simplesmente por medo das reações do outro, não traz crescimento algum para o convívio a dois.

Será um risco para o casamento se o casal, mesmo conhecendo os erros e entraves do namoro, assume, ainda assim, o compromisso conjugal, pois é com essa pessoa – juntamente com todas as suas tendências e vícios que ela traz consigo – que se pretende estabelecer uma família e construir uma vida.

28/10/2011

O projeto de Deus na família

Padre Sóstenes
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com
No dia da Natividade de Nossa Senhora,é tão bom bom ver o casal, após se casarem, dar a notícia: estamos grávidos. É assim e nessa alegria que Deus sonhou a família.

Existe uma música tão bonita do padre Zezinho que diz da linda realidade do que Deus sonhou para a família, a música se chama “Utopia”, leia a letra: “Das muitas coisas Do meu tempo de criança Guardo vivo na lembrança O aconchego de meu lar No fim da tarde Quando tudo se aquietava A família se ajuntava Lá no alpendre a conversar Meus pais não tinham Nem escola e nem dinheiro Todo dia o ano inteiro Trabalhavam sem parar Faltava tudo Mas a gente nem ligava O importante não faltava Seu sorriso, seu olhar Eu tantas vezes Vi meu pai chegar cansado Mas aquilo era sagrado Um por um ele afagava E perguntava Quem fizera estrepolia E mamãe nos defendia E tudo aos poucos se ajeitava O sol se punha A viola alguém trazia Todo mundo então pedia Ver papai cantar pra gente Desafinado Meio rouco e voz cansada Ele cantava mil toadas Seu olhar no sol poente Correu o tempo E eu vejo a maravilha De se ter uma família Enquanto muitos não a tem Agora falam Do desquite ou do divórcio O amor virou consórcio Compromisso de ninguém Há tantos filhos Que bem mais do que um palácio Gostariam de um abraço E do carinho entre seus pais Se os pais amassem O divórcio não viria Chame a isso de utopia Eu a isso chamo paz.”

Essa música fala de uma família normal, que tem problemas, que passa por dificuldades, de um pai que se irrita e de uma mãe que intervém. A família é como você e eu: não está pronta, mas que vai se aprimorando com o passar do tempo.

Jesus quis ter uma família. Quando eu estudei Filosofia eu descobri que Deus é uma Pessoa tão poderosa e tão forte que é chamado Onipotente. E mesmo assim quis precisar de uma família.

Existem várias maneiras de transformar o nosso mundo, e a Igreja hoje traz uma proposta no “Compêndio da doutrina social da Igreja”, de fazer o nosso mundo melhor: tornar a família como um diamante, famílias que se amem, que se perdoam.

No parágrado 209 deste compêndio está escrito: “A família é o lugar primário para a humanização da pessoa da sociedade”. E humanização não é nada mais do que se tornar uma pessoa, humana, tornar-se gente; e sem a família não tem como ter uma sociedade melhor, nem um mundo melhor.

Por isso Deus escolhe para o Seu Filho uma Mãe, com isso Ele nos ensina que precisamos de uma família para ser felizes. Ele quis que Seu Filho tivesse pai e mãe. E mesmo que você não tenha pai nem mãe, hoje a Virgem Maria quer ser sua Mãe!
"O ser humano não vive sem amor", ressalta o sacerdote
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Hoje quero perguntar para você: Quanto custa a felicidade? Em nosso tempo contemporâneo surgiram muitas coisas, como o feminismo das mulheres que estão querendo fazer o mesmo que os homens fazem. Quanto isso custa? Muitas vezes, encontramos mães que deixam seus filhos em casa para trabalhar, deixam seus filhos com as babás ou nas creches, ou diante da TV, que é uma babá eletrônica. Que coisa triste crianças e bebês que só se acalmam nas mãos das babás e não mais das mães! Quanto custa isso?

Quanta gente há que, bem mais do que um palácio, gostaria de um abraço e do carinho de seus pais! Quantas vezes nos deparamos diante de situações assim com pessoas que convivem conosco, sem o amor e sem a família vamos nos desumanizando. Há tantas crianças pelas ruas do nosso país que não querem um pedaço de pão ou seu dinheiro, elas querem um abraço, carinho, receber atenção de quem tenha coragem de se abaixar até elas e descobrir o que as fez estar naquela situação. Se você tiver a coragem de fazer isso você se tornará mais gente. Porque, muitas vezes, nos achamos melhores que as outras pessoas só por causa do dinheiro, de uma roupa. O problema de quem está na rua não é o dinheiro, é a carência!

Antigamente se falava em nosso país que as pessoas roubavam por falta de dinheiro ou por malandragem. O Brasil cresceu e se enriqueceu e o mais interessante é que as cadeias estão cheias de gente que tem dinheiro, porque, sua maior riqueza é a sua pobreza afetiva. O problema é falta de família, falta de amor! Nunca em nossa sociedade houve tantas pessoas infelizes, pessoas que se matam, nunca existiram tantos divórcios e tantas famílias desfeitas. Tudo isso é reflexo da falta de amor, falta de carinho!

É na família que nós aprendemos a ser gente! Deus nos ensinou a sermos irmãos; ninguém aprende com pancada e discussão, o ser humano só aprende com amor. Nós precisamos nos deixar ser lapidados como um diamante, mesmo que haja desentendimento e dificuldades. O amor vence as distâncias.

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

27/10/2011

Precisamos aprender a ouvir a Deus

Tempos atrás, um jovem estudava na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), e participava de um dos nossos grupos. O trabalho dele era com rádio em aviação. Ele disse que todos os estudantes passavam por treinamentos muito duros, em que eram obrigados a entender mensagens em inglês, no meio de muito barulho, de muita interferência, e aqueles aparelhos zunindo com muito ruído.

Eles tinham de afinar o ouvido para entender com precisão a mensagem. Eram treinados nisso, para ficar com o ouvido muito, muito apurado, apesar dos ruídos, apesar das interferências, para captarem com precisão a mensagem. Na vida prática, quando estiverem nos aeroportos ou nos aviões, precisam ter um ouvido muito apurado, muito preciso, porque terão vidas sob a sua responsabilidade. Se não entenderem a mensagem, ou se a entenderem mal, porão em risco muitas vidas.

Na vida espiritual é a mesma coisa. Precisamos aprender a ouvir a Deus. Se não tivermos facilidade de ouvir ao Senhor, se não tivermos a habilidade de ouvi-Lo, arriscaremos em primeiro lugar a nossa vida, e depois a vida de muita gente.

A sabedoria de Deus está ao nosso alcance, mas precisamos captá-la, e a verdade é que a sabedoria divina é posta em nós, lá no centro de nós mesmos, mas rodeada de muito barulho, de muito ruído. Não que Deus Pai o queira, mas porque já há muito ruído dentro de nós: mil vozes, mil coisas, mil preocupações ao nosso redor. É difícil fazermos silêncio, pararmos e entrarmos dentro de nós mesmos. O mundo nos solicita o tempo todo.

É barulho de rádio, de televisão, de carro, de rua, de máquina, e a gente nesse torvelinho. E por causa disso, o barulho está na nossa cabeça. Parece que a gente se acostuma com aquele barulho, com aqueles sons, e a nossa cabeça vai no mesmo ritmo dos barulhos ao nosso redor. Temos de treinar a entrar em nós mesmos, e é por isso que Deus vem em nosso auxílio dando-nos Seus dons.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "A sabedoria está no ar" de monsenhor Jonas Abib)

26/10/2011

Você cuida bem da nossa casa?

Quantas coisas podemos fazer e não as fazemos!

A pergunta apresentada é facilmente respondida se tivermos por referência nossos lares, pois é evidente que cercamos com o maior cuidado possível nossas moradias, que nos abrigam, protegem e nos dão descanso. No entanto, indago sobre o nosso zelo pelo meio ambiente, pelo planeta em que vivemos. Nesse campo a resposta parece mais complicada.

Talvez como mais uma expressão do egoísmo que vige em nossa sociedade, temos nos preocupado apenas com as casas em que residimos, mas temos ignorado a casa que Deus criou para todos nós e - mais importante – deixou para que dela nos utilizássemos de modo racional e solidário. A conclusão é inevitável: Infelizmente não temos cuidado a contento de nosso planeta.

Tem sido muito comum a repetição de críticas dirigidas à sociedade acerca da inapropriada exploração e preservação do meio ambiente. As análises, em regra, têm como foco ações de grande dimensão e repercussão. Contudo, creio que precisamos refletir sobre as pequenas condutas individuais que farão com que vivamos em uma casa mais limpa e equilibrada. Quantas coisas podemos fazer e não as fazemos! Vejo que experiências do nosso cotidiano deveriam ser transportadas para a nossa atuação no que se refere ao meio ambiente.

Fico a imaginar se tivéssemos em relação à água a mesma parcimônia que temos para gastar nosso dinheiro. Ninguém, por mais abastado que seja, tem prazer em desperdiçar os bens que conseguiu reunir com seu esforço. Deveríamos ter o mesmo sentimento com o bem valioso e finito que é a água.

Além disso, como cuidamos mal do nosso lixo! Muitas de nossas cidades vivem imundas não só em razão do descuido dos governantes com a limpeza pública, mas também porque ainda não reproduzimos nas ruas o que fazemos em nossas residências. Por exemplo, assim como não jogamos sujeira no chão de nossas salas, não deveríamos fazê-lo nas ruas. Em nossa atual dinâmica, não podemos sujar nossas moradas, mas não nos preocupamos com a casa de todos, que é o planeta.

Ultimamente vêm sendo editadas leis por todo o Brasil, tal como na cidade de São Paulo, em que há punições para os que tratam de modo desleixado o lixo; para os que emporcalham as vias públicas e, a partir de 2012, para os que se utilizem das populares, mas poluentes, sacolinhas de plástico. As medidas são dignas de aplausos e precisam se espalhar por todo o Brasil. Contudo, antes de tudo, a questão é de conscientização pessoal. Mais do que leis necessitamos nos educar e nos transformar.

É preciso, portanto, que percebamos que o sentimento de obrigação em cuidar da limpeza e higidez de nossas residências deve ser o mesmo em relação à casa de todos, que é o planeta em que vivemos. Necessitamos, a começar por mim, fazer nossa parte.

Paulo André Pires Simões
papsimoes@hotmail.com

25/10/2011

Navegar sem riscos de naufragar



Temos à disposição mais de 463 milhões de sites

Alguns anos atrás, quando era preciso fazer uma pesquisa escolar, o local mais indicado para se obter informação era a biblioteca. Fazer a busca de um tema em várias prateleiras, folhear dezenas de livros, transcrever ou fazer cópias de algum conteúdo para iniciar um trabalho são coisas do passado. Muitas de nossas crianças jamais entraram numa biblioteca com esse objetivo. A internet mudou o ritmo de vida das pessoas mais velhas e incorporou-se de maneira anatômica ao cotidiano da nova geração.

De acordo com a estatística da Netcraft de agosto de 2011, estão à disposição dos usuários mais de 463 milhões de sites, que são grande fonte de informação e entretenimento.

Com tantas possibilidades de escolha de conteúdo, cresce também, de maneira proporcional, a preocupação de pais e formadores com relação ao que está sendo acessado pelos filhos. Para isso, há muitos programas que auxiliam na filtragem de conteúdos impróprios, mas sabemos que quando há interesse em romper uma regra, outras possibilidades são criadas.

O acesso à web, atualmente, deixou de ser exclusividade dos computadores. Os telefones celulares, hoje, são equipamentos multifuncionais no sentido mais amplo da palavra. Por intermédio desses aparelhos é possível assistir TV, fotografar, filmar, ouvir rádio… e acessar a internet. Dessa maneira, se há algum computador com programas de restrições em casa, o telefone móvel é a saída para quem deseja romper ou burlar normas.

Como todo utensílio, a internet pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal. E para não permitir que alguém venha a naufragar nesse oceano de informação, uma opção seria a conscientização dos objetivos a que se pretende alcançar, quando a pessoa se dispõe a acessar a rede.

O conhecer nos transforma e traz vida por meio de uma nova perspectiva. Assim, o contato com a informação favorece, a cada um de nós, a abertura ao aprendizado e como resultado nos traz a transformação da nossa consciência.
Conteúdos pornográficos, de baixo nível ou de informações irrelevantes nos deixam como herança o vício de um vocabulário chulo ou de hábitos impróprios, tanto para jovens como para adultos.

Diante da necessidade de uma navegação segura cabe a cada um de nós, internautas, zelar por aquilo que estamos absorvendo como conhecimento. Pois nossos hábitos refletem aquilo que costumamos acolher.

Para os formadores de opinião, responsáveis pela manutenção de um site, o desafio está em tornar seu conteúdo relevante a ponto de se destacar entre os demais por sua importância, contribuindo com o desenvolvimento da formação humana e com a credibilidade das informações contidas neste celeiro virtual. Dessa maneira, asseguramos a liberdade de navegação para todos que entenderam o verdadeiro propósito da rede mundial de computadores.

Um abraço,

Foto

Dado Moura
contato@dadomoura.com

Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/reflexoes

24/10/2011

Não somos 'sucatas'. Somos filhos de Deus!

Eu quero frisar: você tem conserto. Deus não tem uma “lata de lixo”. Ele não tem sucata. Deus tem filhos e filhas que Ele ama, mesmo quando estes estão no erro, no pecado, na miséria e na perdição.

Baixe e ouça essa pregação

Nós pensamos que Deus despreza essas pessoas. Não! Mesmo que a pessoa esteja perdida, perdida, perdida (e você é capaz de calcular toda a força que eu estou querendo colocar neste “perdido, perdido, perdido”) em tantas coisas diferentes. Mas o Senhor não tira o olhar dessa pessoa, porque é um filho, é uma filha. O Altíssimo se condói de ver essa situação, de ver, muitas vezes, esta miséria: tornou-se um osso ressequido. E o Senhor não deixa de amar [essa pessoa].

"Que tenhamos a coragem de chegar às pessoas que estão necessitadas e até humanamente perdidas", exorta monsenhor Jonas Abib

É uma mentira, um engano, que o príncipe deste mundo coloca em nós, em nossa cabeça, de que o Senhor “não ama mais” aqueles que, infelizmente, entraram por caminhos errados e até aqueles que teimam em ficar nos caminhos errados. Não! O Senhor não deixou de amá-los! E é por isso que o Senhor se condói deles.

É por esta razão que existe a misericórdia. Porque é a união da miséria da pessoa com o coração de Deus, que continua a amando e não deixa de amá-la. Você entendeu? Diga comigo: “É a união da miséria humana de uma pessoa com o coração de Deus, que não deixa de nos amar. Não deixa de amar essa pessoa mesmo que ela esteja na miséria, na perdição. O Senhor continua amando e quer reaver essa pessoa, resgatá-la, 'recatá-la'”.

Você sabe o que é recata, não é? E Deus está querendo fazer a recata. O que é preciso para isso? Aquilo que aqui está insistindo o Senhor: profetiza! Acredite nisso! Fale sobre isso! Fale diretamente que o Senhor quer isso e, porque Ele quer, vai acontecer.

Não caia no desânimo! Não diga: “Minha esperança acabou! Está tudo perdido”. Não! Não! Não! Não diga: “Meu filho e meu marido não têm jeito, nem minha família tem jeito!” Isso não é verdade!

Não jogue ninguém “na lata do lixo”, porque Deus não tem lata de lixo. Não jogue ninguém como sucata, porque para o Todo-poderoso não há sucata. Para o Senhor só há filhos e filhas, e você também (se essa pessoa é você que se encontra na miséria e na perdição) não é sucata, você não é lixo... Você é filho, filha de Deus! […]

Estamos no tempo da misericórdia. E o Senhor está fazendo de tudo para atingir a todos e renovar a face da terra, renovar este mundo, renovar as nossas famílias pelo poder do Espírito que Ele está derramando e quer derramar cada vez mais. Para isso é preciso que voltemos a pedir (e pedir do fundo do coração): “Vem, Espírito Santo!”

Meus irmãos, essa é a nossa profecia. Que nós tenhamos a coragem de chegar às pessoas que estão necessitadas e até humanamente perdidas, “sem mais conserto” e orarmos sobre elas, tocarmos nelas, pedir o derramamento do Espírito Santo sobre elas. Pedir a efusão do Espírito Santo. Pedir aquilo que Jesus mesmo disse: “Sereis batizados no Espírito Santo”.

Quanta gente (e talvez eu esteja falando com a própria pessoa) só mudou de vida porque alguém “orou por ela”, apenas orou! Tudo o que a pessoa pôde fazer foi orar. Orou por ela pedindo o Espírito Santo. Portanto, pronunciou a profecia. E aí toda a vida dessa pessoa mudou porque ela foi batizada no Espírito Santo. Verdade ou não é? Por que você não faz isso com os outros? Por que você não continua a fazer isso com os outros?

(Trecho da palestra "Profetiza ao Espírito" de 10 de maio de 2008 com monsenhor Jonas Abib)


Adquira esta palestra: (12) 3186-2600

21/10/2011

Fé e Política


A Igreja insiste na participação dos fiéis

Os últimos Papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente. Sabemos que a política correta é um meio forte de viver a caridade, pois visa ao bem comum, especialmente dos mais desamparados, doentes, pobres, desabrigados, sem escolas, entre outros. Na comemoração dos 150 anos de unidade da Itália o Papa Bento XVI fez um apelo para que os bispos incentivem os católicos a participar da vida pública. Disse: “A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”.


O Santo Padre pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a “vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública”, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana. Infelizmente criou-se entre nós católicos uma cultura perigosa de se afastar da política por ela ser exercida, muitas vezes, por corruptos e imorais. Ora, sabemos que há a boa política e também a politicagem; o político e o politiqueiro. Não podemos queimar a política por causa da politicagem, temos que afastá-los do poder por meio do voto. A Igreja insiste na participação dos fiéis na política, senão vejamos.

O Concílio Vaticano II declara na “Gaudium et Spes”:
"Lembrem-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito e do dever de usar livremente seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública a serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo" (GS 75).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) insiste:
CIC §899 - "A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar as realidades sociais, políticas e econômicas com as exigências da doutrina e da vida cristãs. Esta iniciativa é um elemento normal da vida da Igreja".

CIC §2442 - "Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos. A ação social pode implicar uma pluralidade de caminhos concretos. Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos "animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça".

Noto que, por exemplo, nos Sites da internet, no Facebook e no Orkut muitos cristãos assumem com orgulho a identidade católica, mas desprezam a política, como se fosse apenas atividade dos maus. O povo precisa aprender a fazer política honesta; e para isso é preciso criar uma cultura sadia. É preciso ensinar o povo a não vender o voto por uma cesta básica, um emprego prometido, o agrado de um candidato, entre outros. Muitos, infelizmente, votam com a barriga ou com o coração, mas não com a consciência.

Esse é o problema do Brasil hoje. Os bons fogem da política e a deixam nas mãos dos maus, com exceções, é claro. Cada cristão está obrigado a esta tarefa.

Martin Luther King, aquele importante pastor negro americano que liderou a luta contra o racismo nos Estados Unidos da América, na década de 60, e que foi assassinado por isso, afirmava: Não tenho medo dos maus, dos violentos, dos corruptos, só tenho medo do silêncio dos bons”.

Foto

Felipe Aquino

felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

20/10/2011

Que tal começar tudo pela Palavra de Deus?


A Palavra de Deus rege todas as coisasJesus é o motivo de todas as coisas existirem.

“Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1, 3). Cristo é o Senhor, e tudo Lhe está submetido, tanto o mundo material quanto o angélico, "para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos" (Fl 2, 10),
também toda matéria e forma, viva ou inanimada, estão sob Seu olhar.


“Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4, 12-13). Jesus veio revelar também ser Ele o Verbo Encarnado do Pai, a Palavra criadora (cf. Jo 1, 14). Palavra que quis se colocar em meio a nós, perpassando e agindo em nossas realidades: “a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 11).

A Palavra de Deus rege todas as coisas. Se, então, a Palavra pode trazer essa eficácia, por que nos privamos de nos orientar por ela quando vamos empreender algo?

Queira ser um agente que propaga a Sagrada Escritura. A força e a sabedoria ali contidas provêm da boca do Senhor e não de nós. Deus não a deixará cair no descrédito. É do interesse divino que a Bíblia transmita Seus efeitos onde quer que ela seja colocada em prática e proferida, ainda que seja por nosso intermédio, servos fracos e sujeitos ao pecado.

Podemos contar sempre com os efeitos da vontade de Jesus em nossas iniciativas. Leve sempre a Bíblia aonde você for.

Comece tudo o que for fazer com a oração de um trecho bíblico, como um salmo por exemplo. Ao acordar, antes de pegar o trânsito, antes de iniciar um trabalho ou ministério, leia um versículo, busque uma passagem relacionada com a situação que você está vivendo. Com certeza, Deus lhe falará, pois Ele quer participar de sua vida. Destaque textos da Sagrada Escritura e os cole em lugares por onde for passar, na cabeceira da cama, no interior do carro, na porta da geladeira, nos cadernos e nos aparelhos de seu trabalho. Se, por vezes, enfeitamos nossos pertences com diversos dizeres, frases de efeito, figurinhas e personagens, por que não fixar também neles um versículo bíblico? Aproveite para lê-los e rezar todas as vezes em que visualizá-los.

Não se trata de separar textos que mais nos agradam e vivê-los isoladamente. Queira, com essa prática, aprender a amar a Palavra de Deus para ser Evangelho vivo, comungando-O na sua totalidade. Essa sugestão é uma maneira de memorizar trechos ou inspirar-se num lema para vida ou tempo presente.

Viver conforme a Palavra de Deus configura-nos segundo a Pessoa de Jesus, Verbo Eterno, de forma a permitirmos que Sua voz tenha poder sobre todo o nosso ser: "Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4, 12). Assim, também será com nossas ações e sobre o que elas desencadeiam, suas consequências e resultados.

Estas passarão a ter eficiência, tal como o coração de Deus quer imprimir nas situações em que colocamos a Palavra de Deus em prática, segundo os desígnios divinos e não somente para o alcance que imaginamos num primeiro momento.

Todas as realidades contidas na Pessoa da Palavra serão favoráveis em nossa vida, mesmo quando não entendermos o porquê de um fato acontecer daquela maneira. No final, testemunharemos que tudo concorrerá para um bem maior, pois o Altíssimo quer sempre o melhor para nós, como afirma a Bíblia: "Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28).

Começar pela Palavra também é colocar Jesus em primeiro lugar.

"Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira" (Eclo 37, 20).

Deus o abençoe!

Sandro Aparecido Arquejada-Missionário Canção Nova
blog.cancaonova.com/sandro - sandroarq@geracaophn.com

19/10/2011

Deus conta os fracos


Eliana Sá
Foto: Mariana Lazarin/cancaonova.com
Jesus disse a Santa Faustina e hoje diz para você: “Contaste muito contigo e pouco Comigo”. Portanto proclame que a vitória de Jesus já começou a acontecer no seu coração. É preciso contar com o Senhor da misericórdia, quando as pessoas nos perseguem e falam mal de nós, até por nossa culpa mesmo, pois somos pecadores. Mas ninguém tem o direito de falar mal de nós pois ele nos ama do jeito que nós somos. Não dá para viver nessa vida onde somos continuamente assolados por tentações e provações, que chegam até nós através das pessoas.

Jesus se entristece quando nos vê vivendo achando que temos força para suportar o que passamos. Pois precisamos contar com Ele. Quando estivermos com o coração angustiado, precisamos correr para o coração misericordioso de Jesus, quem se coloca em seu lado aberto não teme as injustiças, porque ali tem profunda paz e confiança de que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus.

Precisa da misericórdia de Jesus, essa alma pequenina. Está na hora de nós aprendermos que para nós, pecadores, necessitamos da misericórdia de Deus. O mundo necessita do amor misericordioso do Senhor porque ele jaz nas trevas dos pecados. Basta assistirmos os noticiários. Nunca as famílias foram tão atacados como nos últimos tempos, mas Jesus te chamou aqui para que você possa experimentar e testemunhar o amor misericordioso de Deus.

É preciso testemunhar com atos, ninguém mais aceita apenas as palavras. Antigamente as pessoas apenas davam a palavra, mas hoje não é assim, as pessoas estão descrentes. Se na sua casa você não for o sorriso misericordioso de Jesus e amar do jeito que Ele ama, não adiantará nada. É preciso amar a pessoa, por mais miserável e pecadora que seja, ela tem o direito de receber de você o amor misericordioso de Jesus.

Muitas pessoas da nossa casa não lerão a Palavra de Deus, mas Ele te escolheu para que você fosse a Bíblia que eles lerão.

"Quem se coloca em seu lado aberto de Jesus não teme as injustiças"
Foto: Mariana Lazarin/cancaonova.com

:: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook


Neste tempo o Senhor pede que sejamos misericórdia para o mundo. Eu muitas vezes eu penso que Jesus poderia escolher outra pessoa para assumir a frente da propagação dessa devoção na Canção Nova, pois eu sempre estou lutando contra a depressão e não é fácil lutar contra a depressão. Eu só aguento todas as batalhas porque o Senhor colocou a força e a coragem dentro do meu coração. Jesus nunca me dispensou, Ele gosta de contar com os fracos, para confundir os fortes desse mundo. E se assim o Senhor quer, quem eu sou para dizer que não será assim. Não diga que você é fraca para realizar na sua família a obra de misericórdia, porque Deus conta com os fracos.

Eu me sinto muito pequena diante da grandeza de Deus, eu sinto que nada sou, mas eu quero que a misericórdia de Deus apareça e atinja o mundo inteiro. Eu sou fraca, mas Deus gosta de contar comigo.

Ricardo Sá:

Quão grandioso é o fato de Jesus escolher a nós para se fazer presente neste mundo, através de um sorriso de uma palavra e outro modo é como a Eliana vive, de estar na missão sem nada poder fazer, desde o carnaval que a Eliana pouco faz na missão por causa da depressão que ela enfrenta. De fato nosso Senhor já fez tudo, Ele apenas deixa nós pensarmos que estamos fazendo alguma coisa, porque na verdade Ele quer a nossa salvação. São os fracos que experimentando o nosso Senhor consegue ter misericórdia com os outros. O meu aprofundamento na misericórdia do Senhor é vendo a vida da minha esposa.

Eliana Sá

Missionária da Comunidade Canção Nova, apresentadora do
Programa Terço da Misericórdia, da TV Canção Nova.

18/10/2011

Quanto mais sou fraco, mais sou forte


Padre Edimilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
E para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso. A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim; e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte.(At 12,7-10)

Que você não se encha de orgulho, orgulho até por sermos de Deus. Paulo nos dá uma receita maravilhosa precisamos nos gloriar no Senhor, em tudo dar graças. Você precisa aprender a dar graças em qualquer circunstâncias. Não podemos ser um murmurador. Nossa tendência é murmurar, somos fracos, mas é na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta. Paulo era um homem fraco, mas ele reconhecia em si a força de Deus.

Você que quer se fazer combatente, é preciso tomar consciência que o seu ministério, o seu ser combatente não é seu, é dom de Deus. O combatente recebe o dom de Deus como presente. E se é de Deus tem que ser dado a Deus. Por isso é preciso tomar cuidado, o dom de Deus não se cobra. Não se cobra pedaços no céu, não se obtém lucro sobre ele, não se cobra é de Deus. Cuidado você que Deus vai te levantando, vai te dando uma graça especial, um lugar de destaque, te fazendo um orante que tem revelações ordinárias, cuidado porque o orgulho pode tomar conta do seu coração.

Nós combatentes precisamos estar vigilantes para que nada nos encha de orgulho, senão o Senhor enviará um anjo para lhe bater o dia todo. Cuidado para não perder a visão espiritual e ficar somente com uma visão capitalista. Cuidado para não usar a caridade como fonte de lucro. Você combatente e você que quer fazer parte do exército do Senhor nunca queira se sentir “o cara”.

Nossa visão é pobre, mas quando olhamos com os olhos de Deus, tudo passa a ser diferente. Um combatente não pode se deixar levar simplesmente pelo material, o que vamos comer, o que vamos beber? Os que se preocupam com isso, são os pagãos.

Na missão de Campos de Goitacazes não nos preocupamos quanto o encontro lucrou, mas em quantas almas foram salvas. A missão da Canção Nova é salvar almas, as obras são para isso. E eu sou fruto da rádio Canção Nova, a ouvia com muita dificuldade em São Paulo. Eu era um ouvinte assíduo e experimentei a salvação assim. Eu tenho uma gratidão enorme pela Canção Nova, e não porque eu sou membro dessa comunidade, mas por aquilo que Deus realizou em mim através dela.


"Um combatente se mantém constante em toda prova"
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

:: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook


Eu preciso reconhecer que meu ministério não é mérito meu, mas é graça de Deus. Não devemos nos preocupar com o material. Como Paulo diz: “eu sou o que sou por graça e não por mérito”. Cuidado, ficamos atentos, vigilantes, não podemos nos orgulhar.

A Canção Nova é dom de Deus. E sua missão é de ganhar almas para Deus. O Senhor é preocupado comigo que sou combatente. Nunca me fiz pregador, nem acho que eu seja um pregador, faço por obediência. Eu sei que tem pessoas que receberam o dom. Nosso ministério de combatente não tem preço, Jesus já pagou um alto preço por ele.

Combatente, que quer ser combatente, tem que tomar consciência que o nosso ministério já foi pago, não devemos cobrar por ele. Deus é bondoso, ele não nos deixa faltar nada. Ele tem cuidado de mim em tudo, para que eu vou querer explorar alguém? Ele me dá tudo o que eu preciso.

Um combatente se mantém constante em toda prova. Ele não regride! Qquando Paulo foi preso, ele não murmurou, mas começou a dar glórias a Deus. Essa é a identidade do combatente, constância a toda prova.

Que o Senhor nos livre do orgulho espiritual, a Palavra de Deus hoje nos chama a atenção a renunciar a nos mesmo, tomar a nossa cruz e segui-Lo. Que possamos segui-lo a cada dia e fazer a Tua Santa vontade.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

--------------------------------------------------------------

Padre Edimilson Lopes
Padre da Comunidade Canção Nova

17/10/2011

Combater abandonando as obras das trevas


Padre Roger Luis
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
“Sabeis em que momento estamos: já é hora de despertardes do sono. Agora, a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite está quase passando, o dia vem chegando: abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nada de orgias e imoralidades, nem de contendas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal.” (Rom 13,11-14)

Nós precisamos abandonar as obras das trevas. Na Eucaristia experimentamos o céu, Paulo diz que se aproxima de nós o dia da salvação. E ele nos apresenta quais são as obras das trevas. Se combate as paixões da carne através no jejum e da oração. Jesus para vencer o diabo, não usou os seus poderes messiânicos, mas primeiro usou a arma do Jejum e depois a Palavra. Você também pode vencer o diabo assim.

O Senhor nos exorta a abandonarmos as obras da terra e a nos revestirmos das armas da luz. Luz e trevas não se misturam, assim como água e óleo não se misturam. Não podemos achar que nós que queremos ser da luz podemos nos misturar com aquilo que o mundo nos oferece. Para ser aprovado por Deus é preciso nos privar por muitas coisas. As obras das trevas minam o cumprimento da vontade de Deus na nossa vida.

“O que ouviste de mim na presença de numerosas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de ensinar a outros. Como bom soldado do Cristo Jesus, assume a tua parte de sofrimento. Ninguém que esteja engajado no serviço das armas se embaraça nos negócios da vida civil, se deseja agradar a quem o alistou.” (2 Tm2,1-4)

Seu combate, não é um combate que você luta sozinho, você tem miríades de anjos lutando com você. Aquele que se alistou no exército do Senhor, não se embaraça nos negócios da vida civil. Tendo a teologia moral não posso dizer que beber uma “cervejinha” é pecado, mas Paulo diz das bebedeiras. 'As obras da carne: imoralidade sexual, impureza, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus'. (Gl 5, 19-21)

Você quer ser agradável a Deus? Faça a opção de se revestir das armas da luz e não das trevas. Se você se engajou no serviço ao Senhor é com as armas da Luz que você precisa estar revestido. Trevas e luz não se misturam, ou você é cristão de verdade ou não é. A quem você quer servir a Deus ou a baal? O único evangelho que precisa ter na sua casa é o de Jesus Cristo. Você não pode ler horóscopo, isso é uma vergonha para Deus.

"Trevas não se misturam com Luz."
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

:: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook


Aquele que se alista tem que estar disposto a viver o sofrimento, se Deus não me curar, serei fiel a Ele doente, mas não me dobrarei a outras seitas. Jesus Cristo denunciou as obras das trevas, Ele veio destruir as obras do diabo e não para se unir a elas.

Estão querendo calar a nossa voz e o diabo está avançando e roubando os que são de Deus. Porque ninguém mais fala a verdade por medo. Ou nós somos profetas ou passaremos para o lado dos falsos profetas, que só pregam a autoajuda. Trevas não se misturam com Luz.

Jovens não tenham medo de ser de Deus, não tenham medo de não se misturar com as coisas das trevas, sejam radicais. Não tem como ser combatente misturado com as obras das trevas, vivendo uma vida dupla: “Na igreja sou uma coisa e fora dela vivo como se ela não existisse.”

Deus quer revestir você com as armas da luz e fazer da sua vida um grande testemunhos para todos aqueles que não O conheceram. E vendo você revestido das armas da luz, com a Palavra de Deus no coração, cheio do Espírito Santo, essas pessoas se tornarem cristãos também e muito mais ser atraído pelo amor que você vive com os irmãos. Coragem, combatente! Sim,Sim! Não, Não! Eu sou ou eu não sou.

O mentiroso quer que você seja morno, mas o nosso Deus quer que você seja incendiado do Espírito Santo e testemunhe Seu amor.

Estamos num tempo da profecia do avivamento, em que Deus precisa levantar pessoas que não tenham medo de pregar contra o pecado. Deus suscitou o profeta Elias com um intuito, levar a conversão ao povo de Israel. Precisamos levantar altares de adoração ao Senhor em todo o mundo. Não somos chamados a fazer show, somos chamados a fazer altares de adoração ao Senhor. Nós fazemos adoração e é a Deus que devemos adorar. Se você cantar e não levar a pessoa a conversão, feche a boca e não cante mais. Pois nossas ministrações precisa ser fonte do batismo no Espírito Santo. Senão acontecer o batismo no Espírito Santo nos show não estamos fazendo a vontade de Deus. O desejo do coração de Elias é que Israel conhecesse a Deus. O desejo do padre Roger é que o Brasil conheça a nosso Senhor Jesus Cristo. Eu tenho um medo que as pessoas me sigam e não sigam a Jesus Cristo. Os homens tem uma tendência muito grande de seguir outros homens. Não siga aos homens, siga a Jesus Cristo. É o Senhor que é Deus.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

--------------------------------------------------------------

Padre Roger Luís
Padre da Comunidade Canção Nova

14/10/2011

O evangelizando é um comunicador

Mais importante que os meios usados é o comunicador

A Igreja existe para evangelizar, para comunicar a Boa Nova do Evangelho e fazer discípulos de Jesus entre todos os povos. Esta é a missão que o Senhor confiou à Sua Igreja, com a garantia de que Ele estaria com ela [Igreja] até o fim do mundo (cf. Mt 28,19). Obedientes ao mandato de Jesus, os apóstolos, logo após a Ascensão de Cristo, saíram para proclamar a Boa Notícia por todos os lugares (cf. Mc 16,20).

A mensagem de Jesus não é esotérica, isto é, não é para ficar escondida ou reservada a algum grupo de iniciados, a alguma seita ou religião; ao contrário, ela é destinada a todos os povos: "O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-os sobre os telhados" (Mc 10,27).

São Paulo, após a sua conversão, compreendeu essa necessidade de comunicar a mensagem do Evangelho de maneira radical: "Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; é, antes, necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não evangelizar" (I Cor 9,16).

Diante desta urgência da missão, a Igreja não pode deixar de usar os modernos e potentes meios de comunicação, como a imprensa, o rádio, o cinema, a TV, o celular, a internet e outros mais, para comunicar a uma imensa multidão de pessoas a mensagem de Cristo, "o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam sua perfeição" (Bento XVI).

Não podemos nos esquecer de que os meios de comunicação são apenas instrumentos para nos comunicar, não são bons nem maus; tudo depende da finalidade de seu uso. Eles não devem substituir o contato pessoal, pois a comunicação é, antes de tudo, relação entre pessoas para criar comunhão, pois o homem é um ser relacional e a comunicação é essencial em sua vida.

Mais importante que os meios usados é o comunicador e a mensagem que ele transmite. Aliás, este é o sentido da palavra "comunicação", que vem do latim "communis" e significa "comunidade". Não devemos, pois, nos isolar das pessoas que estão ao nosso lado, nem querer construir um mundo paralelo, diferente daquele em que vivemos.

Mesmo não tendo os meios modernos de comunicação ao seu alcance, você, discípulo e missionário de Jesus, deve ser um evangelizador, um comunicador, em sua casa, em seu trabalho e na sua vida social.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Cardeal arcebispo de Aparecida

13/10/2011

O poder de Deus está ao nosso alcance



O poder de Deus está ao nosso alcance "Força" é dynamos em grego. E dynamos gerou "dínamo" para nós, e gerou também "dinamite". "Dínamo" quer dizer, justamente, um "gerador", um gerador de energia, um gerador de força. Não apenas recebemos força, energia, mas recebemos o gerador de energia, o gerador de força. O Espírito Santo está em nós como um dínamo e podemos recorrer a Ele para buscar energia, força, poder. Veja o que os dínamos fazem: com a ajuda de um dínamo, os grandes guindastes levantam toneladas e mais toneladas.

Da mesma forma, o poder de Deus está ao nosso alcance. Se os cristãos soubessem que o poder de Jesus está ao nosso alcance, poderíamos transformar, curar, libertar, livrar do vício, transformar pessoas, famílias, estruturas, sociedades... Nós detemos a mais poderosa energia do mundo, o mais poderoso poder do mundo, e não o usamos.

Recebemos o Espírito Santo no nosso batismo, mas precisamos ser mais e mais impregnados por Ele [Espírito Santo], para que saiamos de nossos comodismos e sejamos testemunhas do Senhor. É preciso levar ao mundo o maravilhoso poder de Deus, o poder mais impressionante que a terra já viu: o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo posto à disposição dos cristãos, e da Igreja, à nossa disposição.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "A sabedoria está no ar" de monsenhor Jonas Abib)

12/10/2011

12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida


Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus. Padroeira do Brasil e de Brasília, já realizou diversos milagres no mundo todo. Reze a novena de Nossa Senhora Aparecida:

Oração Inicial

- Meu Deus, vinde em meu auxílio.
- Senhor, apressai-vos em me socorrer.
- Oração ao Divino Espírito Santo

.
Oração para todos os dias

Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!

.
Primeiro Dia
.
Eis-me aqui aos vossos santíssimos pés, ó Virgem Imaculada! Convosco me alegro sumamente, porque desde a eternidade fostes eleita Mãe do Verbo eterno e preservada da culpa original. Eu bendigo e dou graças à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com este privilégio em vossa Conceição, e humildemente vos suplicamos me alcanceis a graça de vencer os tristes efeitos que em mim produziu o pecado. Ah! Senhor, fazei que eu os vença e jamais deixe de amar a meu Deus.

.
Segundo Dia
.
Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da vossa Conceição fostes cheia de graça e além disto vos foi conferido o perfeito uso da razão. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade, que vos concedeu tão sublimes dons; e me confundo totalmente na vossa presença ao ver-me tão pobre de graça. Vós, que de graça celeste fostes tão copiosamente enriquecida, reparti-a com a minha alma e fazei-me participante dos tesouros que começastes a possuir em vossa imaculada Conceição.

.
Terceiro Dia
.

Ó Maria, mística rosa de pureza, eu me alegro convosco, que gloriosamente triunfastes da infernal serpente, na vossa imaculada Conceição, e que fostes concebida sem mácula de pecado. Dou graças e louvo a Santíssima Trindade, que tal privilégio vos concedeu e vos suplico que me alcanceis força para superar todas as tradições do comum inimigo, e para não manchar minha alma com o pecado. Ah! Senhora, ajudai-me sempre, e fazei quem com a vossa proteção, sempre triunfe de todos os inimigos de nossa eterna salvação.

.
Quarto Dia
.
Ó espelho de pureza, Imaculada Virgem Maria, eu me encho de sumo gozo ao ver que desde a vossa Conceição, foram em vós infundidas as mais sublimes virtudes e, ao mesmo tempo, todos os dons do Espírito Santo. Dou graças e louvo a Santíssima Trindade que com estes privilégios vos favoreceu; e suplico-vos, ó benigna Mãe, que me alcanceis a prática das virtudes, e me façais também digno e receber os dons e a graça do Espírito Santo.

.
Quinto Dia
.
Ó Maria, refulgente lua de pureza, eu me congratulo convosco, porque o mistério de vossa Imaculada Conceição foi o princípio da salvação de todo o mundo. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que assim magnificou e glorificou vossa pessoa, e vos suplico me alcanceis a graça de saber aproveitar-me da Paixão e Morte do vosso Jesus, e que não seja para mim inútil o seu sangue derramado na cruz, mas que viva santamente e salve a minha alma.

.
Sexto Dia
.
Ó estrela resplandecente de pureza, Imaculada Conceição causasse um imenso gozo a todos os anjos do paraíso. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tão belo privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu um dia tenha parte nessa alegria e que possa em companhia dos anjos, louvar-vos e bendizer-vos eternamente.

.
Sétimo Dia
.
Ó aurora nascente e pura, Imaculada Maria, eu me alegro e exulto convosco porque no mesmo instante da vossa Conceição, fostes confirmada em graça e tornada impecável. Dou graças e exalto a Santíssima Trindade, que somente a vós distinguiu com esse especial privilégio, Ah! Virgem Santa, alcançai-me um total e contínuo aborrecimento do pecado sobre todos os outros males, e que antes morra do que torne a cometê-lo.

.
Oitavo Dia
.
Ó sol sem mácula, Virgem Maria, eu me congratulo convosco e me alegro de que em vossa Conceição vos fosse conferida por Deus uma graça maior e mais copiosa do que tiveram todos os Anjos e todos os Santos no auge de seus merecimentos. Dou graças e admiro a suma bondade da Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tal privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu corresponda à graça divina, e não torne a abusar dela; mudai-me o coração, e fazei que desde agora comece o meu arrependimento.

.
Nono Dia
.
Ó viva luz de santidade e exemplo de pureza, Virgem e Mãe, Maria Santíssima, vós, apenas concebida, adorastes profundamente a Deus e lhe destes graças, porque, por meio de vós, levantada a antiga maldição, desceu uma grande bênção sobre os filhos de Adão. Ah! Senhora, fazei que esta bênção acenda no meu coração um grande amor para com Deus; inflamai-o, para que, constantemente ame o mesmo Senhor, e depois goze eternamente no Paraíso, onde possa dar-lhe as mais vivas graças pelos singulares privilégios a vós concedidos e possa também ver-vos coroada de tamanha vitória.

.
Jaculatória (ao final todos os dias)
.
Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor, daí à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte! Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

11/10/2011

Chamados a progredir em Deus


Padre Bruno
Foto: Clarissa/cancaonova.com

O verdadeiro combatente não pode ter medo de ser cheio do Espírito Santo.
Monsenhor Jonas Abib nos ensina que o “O Espírito Santo de Deus é preciso ser clamado a cada instante de nossa vida”
O Senhor virá, por isso a necessidade da nossa vigilância, por isso a necessidade de estamos cheios do Espírito Santo.

A liturgia de hoje nos convida a progredirmos em Deus.
Progredir em Deus é colocar a nossa vida de oração em prática, por isso irmãos nunca queira pouco, queira muito em Deus, e querer muito em Deus significa: sair do nosso comodismo, a palavra é progredir, mais é progredir em Deus.


Povo de Deus não se acostume com as coisas, tenham uma vida autêntica de oração e a coloque em prática!

E a palavra de Deus continua dizendo: “Procurai viver, com tranquilidade, dedicando-vos aos vossos afazeres e trabalhando com as próprias mãos, como recomendamos.” A dedicação é pessoal, nós precisamos ser audaciosos no trabalho do dia a dia, por isso a importância da vigilância, a obediência e a determinação.

O verdadeiro combatente é aquele que reza, louva, vai e progride em Deus.

Em 1ª Tessalonicenses 4,1-8 está escrito: ”Enfim, irmãos, nós vos pedimos e exortamos, no Senhor Jesus, que progridais sempre mais no modo de proceder para agradar a Deus. Vós o aprendestes de nós, e já o praticais. Oxalá continueis progredindo cada vez mais. Sabeis quais são as normas que vos temos dado da parte do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual. Saiba cada um de vós viver seu matrimônio com santidade e com honra, sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique ou lese o irmão, pois o Senhor é vingador de todas estas coisas, como já vos dissemos e atestamos.

Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, quem rejeita esta instrução não é a um homem que está rejeitando, mas ao próprio Deus, que vos dá também o seu Espírito Santo.”

Quem é cristão segue a Cristo, está é uma exortação para nós no dia de hoje: “que progridais sempre mais no modo de proceder para agradar a Deus.” , por isso não podemos parar em nós mesmos, em nossa dor e em nosso sofrimento, precisamos ser audaciosos em Deus.

Somos chamados a fazer a vontade de Deus e a vontade de Deus para nós é: “Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.”

Não podemos parar em nossos problemas precisamos progredir. A partir do momento que eu vivo esta palavra eu consigo viver o evangelho de hoje, (Mateus 25,14-30) “A parábola dos Talentos”

O verdadeiro combatente é aquele que progride essa é uma exortação para todos nós!


Precisamos sair do nosso comodismo, Deus nos deu dons maravilhosos, precisamos colocá-los em prática. Não podemos omitir, precisamos saber aproveitar cada oportunidade, para anunciar a boa nova de nosso Senhor Jesus Cristo, Ele vai voltar por isso não podemos perder tempo!

Precisamos agradar a Deus e para isso precisamos lutar pela santidade e nunca desistir!

O verdadeiro combatente é aquele que persevera que progride no Senhor Jesus!
Foto: Clarissa/cancaonova.com


A exortação para nós no dia de hoje é “progredir na lei de Deus”, precisamos viver essa palavra colocando os nossos talentos na luta de assumirmos que Deus é tudo em nossa vida!

O fim para o cristão é o começo, pois nascemos para a eternidade!

Assim como diz em: Apocalipse 3, 7-13 “‘Assim fala o Santo, o Verdadeiro, que tem a chave de Davi, aquele que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre: — Conheço a tua conduta. Vê, eu abri à tua frente uma porta e ninguém a poderá fechar. Pois tua força é pequena, mas guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome. Olha! Eu te entrego uma parte da sinagoga de Satanás, daqueles que se dizem judeus e na realidade não o são, mas são mentirosos. Vou fazer com que venham prostrar-se diante de teus pés, e reconhecerão, então, que eu te amo. Já que guardaste a minha ordem de perseverar, também eu te guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o universo, para pôr à prova os habitantes da terra. Eu venho logo! Guarda bem o que recebeste, para que ninguém roube a tua coroa. Do vencedor farei uma coluna no Santuário do meu Deus, e daí não sairá. Nela gravarei o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, de junto do meu Deus. E gravarei nela também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas’”.

Como está a sua conduta? Não pare nas suas preguiças, em seu medos. Busque uma conduta integra, buscando a santidade!

O verdadeiro combatente é aquele que persevera que progride no Senhor Jesus!

Precisamos ter audácia, ousadia e discernimento para crescer e perseverar na palavra de Deus

O combate é diário a nossa luta também precisa ser diária!

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

10/10/2011

Levanta-se um exército de combatentes


Padre Roger Luís
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
“Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes. Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz. Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Ef 6,10-17)

Fortalecei-vos, é uma ordem que Deus nos dá através de Paulo. Fortalecer no Senhor para conseguimos vencer no combate. Um combatente se fortalece através de uma obediência e da disciplina na repetição do exercício.

Monsenhor Jonas sempre pregava dizendo que ele aprendeu com os Combatentes do exército, que depois que ele deu os 100% ainda há mais 40% para dar. Mas a tática do inimigo é fazer de nós homens e mulheres fracos, sem o esforço. A tecnologia nos treina para não praticarmos mais o esforço, vidro elétrico, controle remoto.

Quer ser um vencedor? Disciplina e obediência e persistência no combate. Na nossa vida de oração desistimos muito fácil, mas precisamos persistirmos.

Quem você quer vencer? O primeiro inimigo que temos somos nós mesmo. Lutamos contra nossa vontade, contra nossa preguiça de rezar. Eu não posso dar moleza para o meu corpo. Ontem eu não tinha vontade de rezar, queria deitar e relaxar, mas eu disciplinei o meu corpo, pois preciso rezar, preciso “comer” a Palavra de Deus.

O outro inimigo que combatemos é o diabo. Fortalecei-vos no Senhor, no poder da sua força. E o outro inimigo que temos é o mundo. Nós nos enganamos muito fácil, achamos que as coisas do mundo não nos influencia. Que assistir a novela, fazer aquilo que os outro fazem não nos influencia. Mas as coisas que o mundo nos oferece vai nos tirando o entusiasmo com as coisas de Deus.

"Obediência e disciplina são os pilares para a vitória em Deus "
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Onde está Deus em sua vida? Esse Deus que precisa te fortalecer? Qual é o grito do combatente? Jesus acima de tudo. Esse precisa ser o grito, Ele está acima de tudo. Como anda combatente seu treinamento, sua disciplina, a sua obediência a Deus, a hierarquia da Igreja? Muitas vezes precisamos lutar porque aquilo que gostaríamos de fazer não nos é permitido. Você precisa ser extremamente obediente a Deus, a hierarquia da Igreja. Pois se não for obediente, estará dando brecha para o inimigo entrar na sua vida.

A obediência é fecunda, gera santidade. Quem é desobediente é Satanás, cuidado. Os dois pilares para o combatente que quer vencer é a obediência e a disciplina.

Se quero honrar a Deus e ser aquilo que Ele quer eu seja, preciso ter disciplina. Senhor, eu quero ser fiel, quero ser fortalecido em ti, e esse fortalecimento só virá a partir da disciplina para vencer o primeiro inimigo que sou eu, e depois os outros. Quero me disciplinar na oração, na obediência da Palavra. “Submetei-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tg 4,7) Tenha coragem de se colocar diante do Senhor e experimentar a partir da graça do Senhor a força para vencer no combate.

Nós estamos no tempo da raça. Você não pode deixar de buscar o Senhor, de se fortalecer n'Ele. É hora da obediência, da disciplina. Pois quanto mais próximos do Senhor, mas o inimigo irá fazer barulho. Precisa acontecer na sua vida, uma grande mudança. Coragem, força, obediência, disciplina. Coragem, combatente, Jesus acima de tudo!

Eu já posso contemplar um bando de vencedores do exercito de Jesus Cristo. Deixe Deus dominar sua vida. Você quer se render a Deus, quer ser um vencedor? Renda-se. Não seja orgulhoso, Deus quer mudar a sua vida, dar a você uma vida de vitória.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

--------------------------------------------------------------

Padre Roger Luís
Padre da Comunidade Canção Nova

07/10/2011

Esperar uma porção maior do Espírito


Ironi Spuldaro
Foto: Clarissa/cancaonova

Quero começar com o texto que está em 2 Reis 2, 1-18:"O SENHOR decidiu arrebatar Elias ao céu, num redemoinho. Elias partiu com Eliseu de Guilgal e disse-lhe: “Fica aqui. O SENHOR me enviou a Betel”. Eliseu respondeu: “Pela vida do SENHOR e pela tua, † eu juro, não te deixarei”. E desceram a Betel. Os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: “Sabes que hoje o SENHOR vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?” Ele respondeu: “Sim, eu sei; guardai silêncio!” Disse-lhe então Elias: “Fica aqui, Eliseu. O SENHOR mandou-me a Jericó”. Eliseu respondeu: “Pela vida do SENHOR e pela tua, eu não te deixarei”. E foram a Jericó. Os discípulos dos profetas que estavam em Jericó foram ter com Eliseu e disseram-lhe: “Sabes que hoje o SENHOR vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?” Ele respondeu: “Sim, eu sei; guardai silêncio!” Disse-lhe novamente Elias: “Fica aqui. O SENHOR me mandou até o rio Jordão”. Ele respondeu: “Pela vida do SENHOR e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos. Cinqüenta discípulos dos profetas os seguiram e ficaram parados à parte, a certa distância, enquanto os dois chegaram à beira do rio Jordão. Elias tomou então seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dado o dobro do teu espírito”. Elias respondeu: “Estás pedindo algo muito difícil. Se me observares quando eu for arrebatado de tua presença, teu pedido será concedido; caso contrário, não será”. Então, enquanto andavam conversando, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. Eliseu o ficou vendo e gritava: “Carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. Apanhou sua túnica e rasgou-a em duas partes. Em seguida, apanhou o manto que tinha caído dos ombros de Elias e, voltando sobre seus passos, deteve-se à margem do rio Jordão. Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas, dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” Quando bateu, as águas dividiram-se para os dois lados, e Eliseu passou. À vista disso, os discípulos dos profetas que ficaram do outro lado, em Jericó, disseram: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”. E indo-lhe ao encontro, prostraram-se por terra diante dele e disseram: “Estão aqui com teus servos cinqüenta homens fortes, que podem ir procurar o teu amo. Talvez o espírito do SENHOR o tenha arrebatado e lançado em alguma montanha ou em algum vale”. Ele, porém, respondeu: “Não mandeis ninguém!” Mas eles o forçaram até ceder; disse então: “Podeis mandá-los!” Mandaram então os cinqüenta homens. Tendo procurado por três dias, não encontraram Elias. Voltaram a Eliseu, que permanecera em Jericó. Ele disse: “Não vos falei que não devíeis ir?”

Precisamos entender uma coisa sobre o Avivamento do Espírito Santo de Deus, só seremos vitoriosos se formos tomados por uma porção dobrado do Espírito Santo.

Eliseu por ter sido fiel a Deus recebeu uma porção dobrada do Espírito Santo através do profeta Elias.

"É preciso acreditar em Jesus"
Foto: Clarissa/cancaonova

E você o que tem pedido para Deus?

No evangelho de São Lucas 12, 49; o próprio Senhor vem dizer: “eu vim trazer fogo a terra e como eu gostaria que esse fogo já estivesse aceso.”
E o fogo, no Antigo Testamento simbolizava a Palavra de de Deus que era proclamada pela boca dos profetas, que destruía tudo o que não tinha consistência, a Palavra de Deus faz cair por terra tudo o que é mentira!

Hoje Deus está falando em nossos dias através do é Espirito Santo!

O profeta do avivamento não pode ser alguém covardes, nem preguiçoso, ele precisa ser ousado e viver na parresia.

João Batista já dizia a respeito de Jesus: “Eu batizo com água mas ele batizará com fogo”, dizendo isso João falava do pentecostes, do fogo do Espírito Santo. Infelizmente tem muita gente com medo do avivamento, não pode um homem e mulher cheio do Espírito ter tenha de vergonha de professar a sua fé e assumir a verdade de Cristo em sua verdade.

Para ser um apóstulo do avivamento é preciso entender o que significa essas três palavra que lemos a cima: -Sair de Guilgal, ir para Betel, passar por Jericó e Jordão.2 Reis 2, 1-18 Aqui explico: É preciso sair de Guilgal, significa que precisamos deixar tudo que é desprezível, iniquidade, relativismo, carnal e diabólico, estar em Guilgal significa estar na desgraça.

Precisamos sair de Guilgal e ir para Betel.
Betel é casa de Deus, significa que precisamos adorar a Deus presente na eucaristia, fazer jejum rezar durante o dia, se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus e da Igreja, conhecer a doutrina e os ensinamentos dos santo padre o Papa.

Atenção: Você não vai conseguir ser um apóstolo do avivamento sem as praticas espirituais, você não vai conseguir não se iluda.

Somente saindo de Guilgal passando por Betel você vai ter a coragem de enfrentar as batalhas de Jericó e chegar até Jordão, onde é o lugar da humilhação, local da provação.
E infelizmente tem muita gente querendo o aviamento, mas negando a cruz; precisamos seguir os passos de Jesus! Deus está preocupado com a nossa salvação e a nossa salvação só acontecerá com o avivamento.

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

06/10/2011

É hora de despertar

“Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.” (Rom 13, 11-14)

São Paulo está dizendo isto, porque a vinda do Senhor está próxima. A nossa salvação e a salvação da nossa família está mais perto do que quando conhecemos o Senhor.

Baixe e ouça essa pregação

Hoje, infelizmente, a corrupção, a imoralidade e a depravação na terra são tremendas. Nós estamos vivendo em tempos onde existe uma enorme dificuldade de viver a nossa na prática por causa das trevas que nos envolvem, porque ela é muito forte e nós percebemos que há um véu de impiedade que pesa sobre nossos corações. Impiedade é justamente esta negação de fé, é uma rebeldia e um afastamento de Deus. Ela tem suas consequências na maldade. Mas não é culpa nossa, é o clima que nos envolve, é como a poluição das grandes cidades que diminuem o oxigênio do ar. Estamos vivendo um clima de poluição espiritual.

"Você é o instrumento que Deus escolheu para a salvação da sua família", afirma monsenhor Jonas

O mundo está na poluição da impiedade, mas o Senhor está nos alertando de que a noite já vai adiantada. No entanto, graças a Deus, o dia já vem chegando. Não caia nessa de ficar com medo da vinda do Senhor, pois Ele virá para nos arrancar desta situação.

Jesus disse que a vinda do Filho do Homem se dará como nos dias Noé, ou seja, os homens viviam uma vida normal, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio.

Você precisa proclamar que Deus constituiu a sua casa como a Arca da Salvação para todos os da sua família. E Deus viu que somente Noé foi considerado justo. Não que ele era o "certinho", mas Noé era justo, porque temia e obedecia ao Senhor. Por isso, ele foi salvo com toda a sua família. É Deus dizendo que você, homem ou mulher, adulto ou jovem, é o instrumento que Ele escolheu para ser a salvação da sua família.

Até você que é jovem e diz que seus pais não querem saber de nada, nem mesmo os seus irmãos. Deus escolheu você como escolheu Noé. Se você for obediente como Noé foi, você vai ser instrumento de salvação para todos da sua família, porque Deus não quer salvar somente a você, mas a todos. Só não será salvo quem realmente não quiser. Você foi esta pessoa escolhida para ser, quem sabe, o único Noé da sua casa.

O que Noé tinha para esperar do mundo na época dele? Nós também não temos mais o que esperar deste mundo que só aplaude a imoralidade, a depravação e a maldade. Não temos mais nada a esperar a não ser que os filhos e as filhas de Deus se deixem converter e que o Senhor venha e lave a face da terra.

Diga: "Eu começo, hoje, o primeiro dia da minha vida. Entrego minha vida em Suas mãos, Senhor. Quero que Jesus seja o Senhor da minha vida".

(Trecho da palestra "É hora de despertar" de 2 de setembro de 1999 com monsenhor Jonas Abib)


Adquira esta palestra: (12) 3186-2600